Lançada no Brasil em setembro pela Panini Comics a HQ Wolverine – A Longa Noite traz uma história com começo, meio e fim que se encerra em um encadernado capa cartão com 120 páginas. A encadernação compila as cinco edições americanas lançadas pela Marvel Comics. A equipe criativa da obra é composta por Bejamin Percy nos roteiros, Marcio Taraka e Matt Milla na arte e cores, respectivamente.
Enredo e arte
A história se passa na pequena cidade de Burns no Alaska. Seguindo uma série de mortes misteriosas, os agentes Sally Pierce e Ted Marshall se deparam com mistérios que estão além de suas expectativas. Por ser uma cidade isolada, os próprios moradores reconhecem que lá é um lugar para recomeços e que acaba atraindo os mais variados tipos de pessoas. Além disso, a atividade pesqueira leva muitos homens em busca de trabalho nos períodos mais intenso de pesca.
Inicialmente Wolverie participa de forma discreta da trama e vai ganhando protagonismo com a descoberta do mistério que cerca a pacata cidade. O enredo é bem conectado e consegue fazer a inserção de múltiplos elementos de forma progressiva e organizada. Assim, a partir do cenário inicial somos levados ao descobrimento de um misterioso culto, comportamentos suspeitos e crianças selvagens. O passado do personagem é abordado de forma discreta, sendo o final revelador e justifica toda paranoia de Logan.
A arte e colorização é bem feita, agradável e combina com a narrativa. Assim como em outras histórias, fatos passados são mostrados com uma colorização diferente do padrão usado para o presente. Assim, guiando o leitor pelas alteração de tempo da narrativa.
Veredito
Wolverine – A longa Noite é uma história em que se destaca o aspecto investigativo e instiga o leitor a tentar entender tudo o que está acontecendo de forma bastante orgânica. Ao tratar Wolverine como um personagem inicialmente observado de longe, a narrativa mostra sua característica intimista e atormentado. Todos os demais personages apresentados são bem aproveitados e a arte combina com a proposta da história. O enredo é bem amarrado e tem uma resolução satisfatória, mesmo deixando margem para uma continuação.