Lançada originalmente em 2018 no exterior, Xerxes: A Queda da Casa Dario e a Ascensão de Alexandre está chegando ao Brasil pela primeira vez.
Publicada pela Devir Editora, a graphic novel escrita e ilustrada por Frank Miller é, ao mesmo tempo, uma prequela e uma sequência dos acontecimentos de 300, de 2007. A história acompanha a extensa guerra entre a Pérsia e a Grécia, começando com o rei Darius, seguindo pela ascensão de Xerxes e pelo surgimento de Darius II e de Alexandre o Grande, o rei da Macedônia.
Alguns acontecimentos da novel foram adaptados no filme 300: Rise of an Empire, de 2014, escrito e produzido por Zack Snyder. Porém, devido a alguns problemas, a história só foi publicada quatro anos após o lançamento do filme, e ainda assim não havia chegado ao Brasil de forma oficial – até agora.
A Devir Editora está lançando Xerxes juntamente com uma nova edição de 300, e a convite da editora, pudemos dar uma olhada nesta história inédita para os brasileiros.
Confira também nossa crítica da nova edição de 300
Enredo
A sessão abaixo contém spoilers de Xerxes: A Queda da Casa Dario e a Ascensão de Alexandre
Com uma história dividida em cinco capítulos, a novel acompanha a extensa luta dos gregos contra a Pérsia. Após a destruição da cidade de Sardis e do fim da batalha de Maratona, os persas partem para conquistar Atenas – porém, devido a engenhosidade dos soldados atenienses, o rei Darius é assassinado na frente de seu filho Xerxes, agora rei da Pérsia.
Depois de jurar vingança contra os gregos, Xerxes se isola no deserto da Pérsia e encontra os deuses, tornando-se assim Deus-rei. Em seu retorno, ele julga sábio ter uma esposa e toma Esther de Judeia como tal, condenando os judeus ao exílio. Achando que estava pronto para tentar tomar a Grécia novamente, Xerxes acaba sendo assassinado.
Anos depois, Darius III torna a Pérsia o maior império já visto. Porém, Alexandre o Grande invade o país e derrota o exército persa, tomando a esposa e filha de Darius como reféns e obrigando o rei a fugir. Darius faz várias exigências absurdas e até oferece recompensas a Alexandre, mas o inimigo não aceita e invade Persepolis, obrigando o rei a fugir novamente, dessa vez para a Babilônia. Acreditando estar seguro, Darius III é assassinado por seu primo Bessus, abrindo espaço para que Alexandre continue sua conquista do mundo inteiro.
Uma continuação digna
Mesmo não sendo capaz de recriar exatamente o mesmo impacto de 300, Frank Miller conseguiu trazer de volta a história da guerra entre Pérsia e Grécia de forma muito satisfatória.
É particularmente interessante notar como a dinastia persa produziu, ao longo da novel, personagens extremamente carismáticos e que seriam facilmente protagonistas de uma história só deles – o que mostra que a abordagem de Miller não foi só acertada, como também abriu espaço para enredos interessantes.
Em relação aos aspectos técnicos, não há muito o que comentar: a capacidade artística de Miller está além da necessidade de análise, e Xerxes só comprova isso, estando no mesmo nível de 300 em termos de ilustração e estrutura de texto.
O único ponto que coloca a história um pouco abaixo da original é que, ao optar por tratar de vários personagens por um período longo de tempo, o autor acabou por ter que abordar poucos acontecimentos e personagens, assim nos dando pouco tempo para conhecê-los através da própria novel.
Espaço para possíveis continuações?
Por ser uma adaptação de eventos históricos, 300 sempre foi uma história com potencial para continuações, e a existência de Xerxes é uma prova cabal disso. Todos os personagens apresentados na história são interessantes o suficiente para gerar enredos só para eles – e assunto não falta, já que eles fizeram muito durante suas vidas no passado.
Xerxes é uma história perfeita para aqueles que gostam de 300, mas também é para aqueles que só gostam de uma boa história no geral ou que até mesmo curtem ler sobre a antiguidade. Tal qual a novel original, sua continuação é uma excelente leitura, que excede o limite da recomendação e que chega a ser necessária.
Xerxes: A Queda da Casa Dario e a Ascensão de Alexandre está em pré-venda nas lojas de varejo brasileiras e será lançada oficialmente em 28 de fevereiro de 2022.
Material de review cedido pela Devir Editora