A Tectoy está presente na Gamescom Latam e disponível em seu stand se encontra o recém anunciado Zeenix. O PC portátil da empresa conta diversas demonstrações de jogos que necessitam de precisão e sofreriam impactos, por exemplo, em casos input lags.

O mercado atual

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que os PC portáteis vêm ganhando bastante espaço no mercado e agradando os jogadores que tem essa plataforma como preferência. Isso porque o seu custo pode ser mais em conta do que montar uma máquina, traz a praticidade de um portátil e atinge resultados próximos de máquinas mais tradicionais.

No momento, como referência, é comum ouvir falar do Steam Deck e do ASUS Rog Allay. Ambos com bons desempenho, mas com valores elevados e que superam o custo de um console top de geração.

Neste cenário é que o Zeenix se enquadra. Entrando para competir com máquinas citadas anteriormente, ele pode apresentar uma vantagem ao ser levado para Brasil por uma marca nacional.

Questão de desempenho

Tudo bem… mas o desempenho é bom? A resposta mais curta é sim. Conforme foi anunciado, o Zeenix será lançado em duas versões, uma mais básica e a pro. Basicamente a maior diferença entre as versões é a quantidade de recursos como a memória RAM, sendo a básica 8GB e a pro 16 GB.

Seu sistema operacional é Windows, assim podendo acessar sua conta da Steam e também realizar outras tarefas rotineiras. Mesmo com potencial para outras tarefas, vale ressaltar que o design e propósito do hardware é voltado para o público gamer.

Os testes

Com diversos portáteis em sua versão Pro, o stand da Tectoy conta com o console ligado a uma TV. Assim, permitindo que fosse possível testar não somente o controle, mas também como ele ficaria espelhado em uma tela maior. Entre os diversos jogos testamos Prince of Persia: The Lost Crown, The Crew Motorfest, Rogue Prince of Pérsia e Deathbound.

A escolha dos títulos foram feitas com base na importância da precisão das ações. Por exemplo, por mais “simples” e menos realista que seja um roguelike, ocorrências de input lags e quedas de frames afetaram muito a jogabilidade.

O que foi visto na maior parte dos jogos foi um bom desempenho, exceto pelo caso de Deathbound que mostrou uma falta de precisão nos comandos e ajuste de foco com os analógicos. Porém, o game em questão ainda não foi lançado e deve passar por novas otimizações até sua chegada.

Veredito

O Zeenix chama a atenção pelo seu desempenho e apresenta muito potencial. Os jogos testados tiveram um bom desempenho e o portátil se mostrou com uma configuração fácil e dinâmica, o que é ideal para jogar e ser acessível a um público que não quer a preocupação com hardware e curte um PC.

O preço das versões do portátil ainda não foram anunciados. No momento está disponível uma lista no site oficial – e no stand da Gamescom – para os entusiastas receberem informações em primeira mão.

Leia também: