No último final de semana, entre os dias 18 e 19 de junho, ocorreu em São Paulo o Diversão Offline (DOFF) e tivemos a oportunidade de cobrir o evento. O evento reuniu expositores dos mais diversos tipos de jogos de tabuleiro e muitos apaixonados por jogos analógicos. Entre os nomes de expositores estavam Galápagos, Conclave, Devir, TGM Editora, Paper Games, Buró e mais. Além de jogos produzidos de forma independentes e área para a apresentação de protótipos.
Os expositores colocaram a disposição mesas com instrutores e jogos para serem experimentados. A área de palestras também estava bastante variada em seus temas, abordando temas de cunho psicológico, inclusivos, educacionais e análises estéticas por trás da elaboração dos jogos.
Entre as áreas bastante visitadas estava a parte de apresentação de protótipos. Os jogos apresentavam temáticas variadas e que visavam mostrar não só sua parte divertida, mas também seu potencial de lógica e educacional. Alguns dos presentes eram: Aedes do Egito, Ronron Run’s e Tae Kwon Domino. Clique aqui e confira todos os protótipos selecionados para o evento.
Em relação a organização, tudo estava bem localizado e com o espaço necessário para a passagem do público, que foi bem que foi em grande quantidade ambos os dias; stand dos expositores e áreas para testes de boardgames. As palestras ocorreram como previstas e havia diversidade na escolha da alimentação.
Uma coisa que pode ser percebida com o DOFF 2022 foi como jogos de tabuleiro podem unir pessoas proporcionar momentos divertidos e memoráveis. Pelas diferentes temáticas abordadas nos jogos, é difícil não encontrar uma que agrade e prenda a atenção para uma ou mais partidas.