Já é um fato batido que a Inglaterra inspira várias das histórias que conhecemos hoje em dia, sejam ficção ou não, desde clássicos como os contos do Rei Arthur, as aventuras do detetive Sherlock Holmes, ou ainda séries baseadas na realidade como The Crown. Dentre tantas inspirações, existe um lugar que se destaca pelo seu visual: conheça The Shambles.

Origens

A rua conhecida como The Shambles, ou somente Shambles, é situada na cidade de York e é tão antiga que há indícios de sua existência em um livro chamado Domesday Book, de 1086. Se trata de um manuscrito feito a pedido do Rei William o Conquistador, que tinha como objetivo documentar a chamada Great Survey, uma espécie de levantamento de taxas que a Coroa deveria cobrar dos cidadãos.

A área ficou mais conhecida durante o século XIV, quando passou a funcionar como uma espécie de mercado local. Seu nome vem de um termo obsoleto do inglês, que se refere a abatedouros e açougues situados ao ar livre, existindo também mais algumas ruas ao longo da Grã-Bretanha que compartilham esse mesmo nome.

Vendedores de selas para cavalos em foto tirada provavelmente entre os séculos XIX e XX.

Inspirações

A maioria das construções ainda existentes na rua datam justamente do século XIV, com casas de alvenaria e madeira como molduras, além de uma pequena estrada feita de pedras de vários tamanhos.

Talvez esse cenário seja familiar para vários fãs por aí, em especial os fãs de Harry Potter: o famoso Beco Diagonal da história é dito ter sido inspirado em Shambles, apesar de também haverem alegações de inspirações em outras ruas em Chepstow, Edinburgh, Exeter e Londres. É importante ressaltar que a própria autora dos livros, J.K. Rowling, já negou ter se inspirado em Shambles e nunca chegou a visitar o local.

Apesar disso, a rua é muito visitada pelos fãs do Menino Que Sobreviveu, e é vista como ideal para a gravação de séries, filmes e documentários históricos, também sendo muito visitada por historiadores e turistas.

Mesmo em meio a tantas mudanças na modernidade, The Shambles conseguiu manter viva a essência de um tempo há muito esquecido, e é um pedaço da história não só da Inglaterra, mas da própria humanidade.

Mesmo nos dias de hoje, The Shambles continua com um ar particularmente medieval.