Novo longa do MCU, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura tem como diretor Sam Raimi, mais conhecido por ter dirigido a trilogia do Homem-Aranha de Tobey Maguire.
De 2002 a 2007, Raimi esteve à frente dos três filme do Aranha, e agora retorna ao universo dos heróis no segundo filme de Doutor Estranho – Raimi, inclusive, afirma ser fã do primeiro longa do Feiticeiro Supremo:
“Foi um filme muito inteligente e interessante. Eu adorei como eles deram um gostinho do pensamento e religião orientais combinados com a imagem do super-herói. Achei único e gostei muito. Então, quando essa oferta chegou, pensei que seria um desafio muito bom. Fazia muito tempo que eu não fazia um filme de super-herói e eu me perguntava se ainda conseguiria fazer. Só isso já era motivo suficiente.”
Vamos conhecer um pouco mais sobre o diretor e suas origens.
Início no terror
A primeira vez que Raimi dirigiu um filme foi em Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, de 1981. O longa acompanha cinco amigos que viajam para uma cabana na floresta e acabam liberando posses demoníacas. O filme ganhou duas sequências: Uma Noite Alucinante 2 (1987) e Uma Noite Alucinante 3 (1992).
Seu histórico no terror fez com que o diretor se animasse com a ideia de Kevin Feige de trazer elementos do gênero para o Multiverso da Loucura:
“Eu amo me aventurar no terror. Sempre foi um aspecto divertido para mim na criação de filmes. Além disso, estou eu me interesso pelo Doutor Estranho como personagem porque ele é um mágico. Quando criança, eu era mágico em festas infantis e casamentos e coisas desse tipo. Gostava muito da ideia de criar uma ilusão. Então, um super-herói que é um ilusionista e um mágico é particularmente interessante.”
História com heróis
Apesar de já ter certa história com filmes de herói, o primeiro filme do gênero de Raimi não foi de nenhum herói famoso – Darkman: Vingança Sem Rosto, é um longa de 1990 que acompanha Peyton Westlake, cientista que descobre uma forma de produzir pele sintética mas que se degrada após cem minutos de exposição à luz. Um dia, gangsters atacam Westlake e o cientista acaba queimado e dado como morto – porém, Westlake sobrevive e parte em vingança usando sua pele sintética para assumir a aparência de qualquer um como Darkman.
Raimi conta que enxerga certas semelhanças entre Doutor Estranho e Darkman, falando sobre referências e easter eggs:
“Eu não quero entregar muito sobre o enredo, mas eu conscientemente tentei fazer referência a Darkman. É que eu sou um contador de histórias, e tem algumas coisas que são particularmente interessantes para mim, então eu me apego a elas. Eu gosto de contar histórias de uma certa forma, e talvez isso reflita em como eu contei todas minhas outras histórias.”
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chega aos cinemas em 5 de maio de 2022. Confira o trailer mais recente de filme abaixo:
Veja também: