Na última terça-feira, 27 de outubro, como parte da temporada de documentários 2020, estreou The Perfect Weapon na HBO, uma intrigante produção sobre ataques cibernéticos baseada no livro The Perfect Weapon: War, Sabotage, And Fear In The Cyber Age, de David E. Sanger. Com direção de John Maggio, ganhador do Emmy na categoria Notícias e Documentários, a obra analisa o surgimento do conflito virtual como a principal estratégia de competição e sabotagem entre nações.
Porém, a HBO já disponibilizou outros documentários com temáticas parecidas e com potencial de serem impactantes. Confira três deles:
537 Votos
“O documentário conta as maquinações políticas que levaram ao resultado das eleições presidenciais de 2000 nos Estados Unidos, incluindo a recontagem dos votos na Flórida, que acabou com a vitória de George W. Bush por uma margem muito pequena. 537 VOTES apresenta os principais personagens que contribuíram para esse caos.”
Agentes do Caos
“Dividido em duas partes, o documentário mostra a interferência da Rússia nas eleições de 2016 nos Estados Unidos. Traz também provas que esses “agentes do caos” não eram só russos, mas também norte-americanos influentes que, por desonestidade, corrupção ou circunstâncias, desenvolveram planos sofisticados contra a democracia. AGENTES DO CAOS expõe as vulnerabilidades do país e de seu processo eleitoral, chegando a uma conclusão assustadora sobre as possibilidades reais de que tudo isso se repita.”
Kill Chain: A Ciberguerra nas Eleições americanas
“Harri Hursti, o lendário hacker finlandês que se tornou especialista em eleições, apresenta sua visão sobre a vulnerabilidade da tecnologia utilizada nos sistemas de votação dos Estados Unidos. O documentário inclui entrevistas com figuras-chave da comunidade de segurança eleitoral e com senadores norte-americanos que lutam para proteger a inviolabilidade dos votos.”