Na última terça-feira, 27 de outubro, como parte da temporada de documentários 2020, estreou The Perfect Weapon na HBO, uma intrigante produção sobre ataques cibernéticos baseada no livro The Perfect Weapon: War, Sabotage, And Fear In The Cyber Age, de David E. Sanger. Com direção de John Maggio, ganhador do Emmy na categoria Notícias e Documentários, a obra analisa o surgimento do conflito virtual como a principal estratégia de competição e sabotagem entre nações.

Porém, a HBO já disponibilizou outros documentários com temáticas parecidas e com potencial de serem impactantes. Confira três deles:

537 Votos

“O documentário conta as maquinações políticas que levaram ao resultado das eleições presidenciais de 2000 nos Estados Unidos, incluindo a recontagem dos votos na Flórida, que acabou com a vitória de George W. Bush por uma margem muito pequena. 537 VOTES apresenta os principais personagens que contribuíram para esse caos.”

537 votos
537 Votos.

Agentes do Caos

“Dividido em duas partes, o documentário mostra a interferência da Rússia nas eleições de 2016 nos Estados Unidos. Traz também provas que esses “agentes do caos” não eram só russos, mas também norte-americanos influentes que, por desonestidade, corrupção ou circunstâncias, desenvolveram planos sofisticados contra a democracia. AGENTES DO CAOS expõe as vulnerabilidades do país e de seu processo eleitoral, chegando a uma conclusão assustadora sobre as possibilidades reais de que tudo isso se repita.”

Agente do Caos
Agente do Caos.

Kill Chain: A Ciberguerra nas Eleições americanas

“Harri Hursti, o lendário hacker finlandês que se tornou especialista em eleições, apresenta sua visão sobre a vulnerabilidade da tecnologia utilizada nos sistemas de votação dos Estados Unidos. O documentário inclui entrevistas com figuras-chave da comunidade de segurança eleitoral e com senadores norte-americanos que lutam para proteger a inviolabilidade dos votos.”

Kill Chain
Kill Chain: A Ciberguerra nas Eleições Aamericanas.