Coprodutora de conteúdo multiplataforma, a Globo Filmes anunciou três novas ações para o mês de novembro com o intuito de apoiar e dar visibilidade para iniciativas com foco no fomento à diversidade no ramo audiovisual.

A primeira iniciativa é o LAB NICHO 54, em parceria com o NICHO 54, um laboratório que escolherá 12 criadores ou criadoras negros em estágios iniciais de desenvolvimento de projetos como filmes, série, documentário, ficção, para mentorias e master classes com profissionais da área. A Globo Filmes irá oferecer um prêmio de R$50 mil para um projeto escolhido pelo laboratório, além de seis prêmios adicionais para outros projetos. Os selecionados para o LAB NICHO 54 serão anunciados no dia 30 de outubro, e o laboratório acontecerá entre 9 e 15 de novembro.

A segunda iniciativa é autoral da coprodutora, em uma parceria com o Gloob, e se trata de uma busca por criadores infantojuvenis que abordem a representatividade negra e a diversidade. Projetos que já possuam registro de direito autoral e que se encaixem no perfil podem se candidatar via email (flavia.naliato@g.globo) até o dia 20 de novembro.

Já a terceira iniciativa é o apoio à décima edição do BrLab, um laboratório para o desenvolvimento de projetos audiovisuais, com obras vindas de toda a América Latina e da Península Ibérica. O evento acontece entre os dias 5 e 27 de novembro, e a Globo Filmes irá conceder o Prêmio Desenvolvimento Globo Filmes, investindo o valor de R$110 mil em um dos projetos brasileiros participantes.