Os lucros de 2023 para a Warner Bros. Discovery serão afetados pela a greve dos roteiristas e atores em Hollywood, de acordo com documentos financeiros da empresa.
O ajuste das expectativas para o ano foi confirmado em novos documentos de Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, conhecidos como EBITDA em inglês: no início do ano, esperava-se que a empresa gerasse cerca de 11 a 11.5 bilhões de dólares durante 2023; com a greve em curso, as expectativas foram diminuídas para cerca de 10.5 a 11 bilhões, diferença de 500 milhões de dólares.
A principal razão para a diminuição do lucro, de acordo com a empresa, é o impacto que a greve vem causando. Havia expectativa que tudo fosse resolvido até o início de setembro, com negociações para o fim da greve contando com participação ativa do CEO da Warner Bros., David Zaslav; mas ao que tudo indica, não há previsão de quando acordos serão feitos, e entende-se que a greve irá durante pelo restante de 2023 – abaixo você encontra uma declaração da Warner Bros. sobre essa atualização:
“Embora a WBD tenha esperança de que estas greves sejam resolvidas em breve, não podemos prever quando elas acabarão. Com ambos os sindicatos ainda em greve hoje, a empresa agora assume que o impacto financeiro dessas greves para a WBD persistirá até o final de 2023.”
A greve tem duas frentes: a primeira é resultado de uma série de desentendimentos entre o Writers Guild of America, sindicato dos roteiristas, e o Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), associação comercial que representa estúdios de cinema e televisão em negociações coletivas com sindicatos; já a segunda é resultado de uma paralisação do maior sindicato de atores e atrizes dos EUA, o Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists, por conta de uma disputa judicial com também com o AMPTP.
Dentre as principais disputas estão os salários e bonificações pagas nos streamings, principalmente em relação a pagamentos de resíduos; a defesa do trabalho dos roteiristas e atores contra ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, através de regulamentação; e alívio de encargos para self-tapes, que é uma forma de apresentação utilizada por atores para testes de audição.
Até o momento, não existe previsão definitiva para o fim das greves.
Veja também: