Ms. Marvel é a nova série produzida exclusivamente para a plataforma Disney+ que traz vida a um quadrinho que fez um tremendo sucesso nos últimos anos contando a história da jovem Kamala Khan. Na produção para TV, a jovem de 16 anos interpretada por Iman Vellani se mostra completamente admirada pelos heróis do seu tempo, em especial com a Carol Danvers.

Com uma linguagem muito próxima de tramas adolescentes, acompanhamos uma jovem com gostos extremamente comuns hoje em dia como super heróis, tecnologia e mundo geek em geral, o que é bem visível nos posters de seu quarto, que poderia estar salvo no seu Pinterest. Em um tom bastante otimista e rápido, Kamala aparece como uma videomaker produzindo várias peças contando histórias através de colagens para o youtube com poucas visualizações, mas sempre atenta aos elogios que a mantém imersa neste sonho que ela cria sobre uma vida cósmica e fantástica salvando o mundo como a ídola.

Assim como boa parte das obras cinematográficas da Marvel, em Ms. Marvel os poderes e origem de Kamala foram alterados, tentando adaptar de forma mais próxima ao universo cósmico que vem sendo criado desde Os Vingadores. Porém isso não afasta o conteúdo original, trazendo uma jovem elétrica, imaginativa e apaixonada pelas suas fantasias, assim como nos quadrinhos com um enorme carisma. 

 

Ms. Marvel na escola com seus amigos Bruno e Nakia
Bruno pagando aposta para Nakia

Mesmo sendo um episódio de apresentação e exploração dos poderes que estão sendo descobertos pela garota, podemos ver um grande esforço de trazer personagens coadjuvantes, por seus amigos Bruno e Nakia interpretados respectivamente por Matt Lintz e Yasmeen Fletcher, servindo todos os clichês juvenis, mas também demonstrando aspirações e bom humor. Bruno está sempre disposto a buscar os sonhos de Kamala como um bom representante da paixonite adolescente. Nakia trás todo apoio e lucidez que às vezes faz falta nas ideias da amiga.

Já para o lado familiar, encontramos as barreiras das virtudes e obrigações, tanto com seus parentes, como com sua cultura. Sua mãe Muuneba interpretada por Zenobia Shroff, traz os traços culturais mais rígidos para Kamala, já seu pai Yusuf interpretado por Mohan Kapur é um homem que busca se conciliar com as modernidades americanas. Seu irmão Amir interpretado por Saagar Shaikh que apesar de um homem maduro e mais religioso, sempre mantém um olhar atento a irmã dizendo algo como “eu já passei por isso, sei como é” e está lá constantemente para apoiá-la e ensinar meios de conquistar suas vontades dentro das regras da casa.

Como toda trama adolescente, o núcleo colegial não pode deixar de fora a garota mais popular da escola, papel de Lauren Marsden na personagem Zoe. Uma série que emula todas as características e conflitos de uma produção dos anos 80 e 90 como Gatinhas e Gatões, Sexta Feira Muito Louca e Barrados no Baile, repagina completamente esses rostos. Apesar do conflito, nada se dá pelo acaso de uma ser melhor que a outra, mas sim o pertencimento a um grupo, o dos nerds.

E apesar de toda longa introdução até o momento da descoberta dos poderes, Ms. Marvel não deixa de trazer consigo elementos da sua trama “mãe”, o filme da Capitã Marvel. Assim como Carol Danvers, Kamala busca se conectar com seus sonhos mais do que nunca agora que possui um novo universo para explorar, ao mesmo tempo que quer descobrir quem ela é, já que está a alguns dias de decidir o seu futuro sobre a jornada universitária.