Dia 23 de setembro Enola Holmes estreia na Netflix, um filme divertido estrelando Millie Bobby Brown (Strange Things) como a personagem titular e um elenco de peso. O filme é baseado na série literária de mesmo nome, escrita por Nancy Springer, que conta as aventuras da irmã mais nova do famoso detetive Sherlock Holmes – interpretado por Henry Cavill (Homem de Aço, The Witcher) no longa. Enola Holmes também traz Sam Claflin (Como Eu Era Antes de Você) como Mycroft Holmes e Helena Bonham Carter (Oito Mulheres e um Segredo) como Eudoria Holmes. Nós aqui no Megascópio já assistimos o longa e trouxemos nossas impressões, sem spoilers, para você!

Um mistério familiar

Enola Holmes é um filme com teor investigativo, como seria esperado da irmã do famoso detetive, porém o mistério não é o ponto principal da narrativa. Como a Netflix divulgou amplamente na sinopse oficial em sua página e no trailer do longa, o foco central da trama é encontrar a mãe desaparecida de Enola e a importância deste relacionamento é o verdadeiro foco do filme.

A missão pessoal da jovem Enola também explora outros pontos de sua vida, como o relacionamento conturbado com seu exigente irmão Mycroft Holmes, que retém a personalidade mais ranzinza descrita nas obras de Sir Arthur Conan Doyle. O personagem representa os pensamentos antiquados da época onde se passa o filme, batendo de frente com os ideais feministas ensinados a Enola por sua mãe. Sam Clafin está irreconhecível do papel, abandonando sua postura de galã e abraçando a postura de lorde inglês antiquado.

Quem não abandonou o charme foi Henry Cavill, que entregou um Sherlock Holmes atipicamente bem-apessoado. Quem espera um Sherlock mais ríspido e alienado como nas adaptações mais recentes das obras de Sir Arthur Conan Doyle vai se surpreender com o ar mais charmoso do personagem em Enola. Essa escolha pode ser atribuída tanto ao ator, já que Cavill possui esse charme natural, quanto ao fato de que Sherlock é o oposto de Mycroft, sendo alvo da admiração de Enola e fechando o núcelo familiar dos Holmes.

Posteres oficiais de Enola Holmes

Vários elementos em Enola Holmes na Netflix

Como mencionado acima, o foco da jornada de Enola é sua conexão familiar, mas isso não quer dizer que o mistério esteja em segundo plano. Na procura de sua mãe, a protagonista se envolve em um mistério ainda maior que testará suas capacidades de dedução – e talvez a levará a um caminho mais… romântico. A princípio esta narrativa parece que não vai se encaixar bem com o filme, mas acaba sendo parte integral da história e você torce pelos personagens.

Além do drama familiar e mistérios a serem resolvidos, o filme aborda o movimento sufragista e – apesar de algumas liberdades históricas – consegue fazer comentários pungentes sobre o assunto. Incorporar assuntos como o feminismo pode ser um risco, mas Enola Holmes consegue fazê-lo de uma forma única e bem colocada, agregando valor a trama.

Cores vívidas e escolhas excêntricas

O filme dirigido por Harry Bradbeer enche os olhos com suas cenas vívidas e coloridas, encantando com as escolhas de cores nos cenários e figurinos. Entretanto, o verdadeiro destaque está na edição marcante e criativa, pontuada pelas constantes quebras da quarta parede feitas por Enola. Este recurso é considerado como uma aposta arriscada, já que pode parecer irritante a certos espectadores, mas no caso de Enola Holmes essas quebras fecham perfeitamente com o tom do filme. A narrativa de Millie Bobby Brown em contraste com as cenas criativas criam uma sobreposição excêntrica, mas altamente interessante e divertida. 

As escolhas acertadas de direção e edição brilham também nas cenas de ação, onde as lutas são editadas de forma a apreciar o trabalho de coreografia e assegurar a continuidade. Tais cenas também ganham destaque por mostrar, ao mesmo tempo, as forças e fraquezas da protagonista, que apesar de ter sido treinada em diversas habilidades desde a infância, não é uma super heroína.

Aprovado?

Enola Holmes é uma experiência divertida, trazendo um misto de emoções na sua narrativa que conquistará pessoas de todas as idades (classificação indicativa para acima de 11 anos). Millie Bobby Brown traz versatilidade ao papel principal e é acompanhada por um elenco de peso, dando vida a um roteiro recheado em comédia, ação, romance, mistérios e relações familiares. Neste 23 de setembro, recomendamos que acesse sua Netflix para prestigiar Enola Holmes.

NOTA: 5/5