O Farol estreou nos cinemas em 02 de janeiro de 2020. A direção do longa foi de Robert Eggers com Robert Pattinson, interpretando Ephraim Winslow, e Willem Dafoe no papel de Thomas Wake.
O filme se passa no começo do século XX em uma ilha isolada no meio do oceano. O experiente faroleiro Thomas Wake contrata o novato Ephraim Winslow para substituir seu ajudante antigo e realizar as atividades diárias. Porém, Wake não abre mão da atividade no farol, inclusive esta área fica restrita a Winslow o que o leva a uma estranha obsessão pelo local. Ao mesmo tempo estranhos fenômenos começam a acontecer deixando as situações ainda mais tensas.
Com uma fotografia em branco e preto, o longa explora bastante os contrastes para criar ambientes tensos e que não se pode prever o que está para acontecer. Os barulhos ambientes são muito bem explorados, assim, o expectador fica imerso na história e em certas partes é tão incômodo quanto para os personagens do filme. Os animais apresentam um papel fundamental, pois a partir deles são feitas representações e retomadas partes do roteiro.
A atuação de Robert Pattinson e Willem Dafoe é outro destaque do longa. Ambos os atores estão muito bem e a forma com que mudam de personalidade em cada situação é espantosa. A forma com que interagem e vão se expondo ao longo do filme cria situações em que o expectador não consegue definir o que sentir pelos personagens. As cenas mais brutais do filme impressionam e fazem uso banalizado proposital da violência.
O Farol é um ótimo filme e apresenta um suspense que vai se construindo e não decai durante todo filme. A história é muito curiosa e é fácil se ver ansioso pelos próximos acontecimentos.
Nota: 4.7/5