A Netflix é conhecida por ter um número vasto de documentários em seu catálogo, com muitos deles sendo ganhadores/indicados ao Oscar, como Os Capacetes Brancos, Absorvendo o Tabu e Vida em Mim. No segundo semestre deste ano, mais documentários entrarão neste já excelente catálogo. Confira alguns deles:

Geração Claudia Kishi

The Baby-Sitters Club é uma série de livros que fez muito sucesso nos anos 80/90 e que apresentou uma personagem extremamente importante para o público asiático: Claudia Kishi. Ela foi uma das poucas personagens da cultura pop da época de origem asiática, retratada como uma protagonista criativa, popular e que ia mal na escola, desafiando os esteriótipos de personagens asiáticos e representando uma revelação para leitoras que gostaria de se enxergar na mídia não como uma mulher exótica ou o braço direito de outro personagem, mas um ser humano, alguém realizado com quem é. Claudia serviu de exemplo para muitas jovens artistas que hoje são destaques de seu campo.

Uma produção que conta com um elenco de artistas e escritores americanos de origem asiática como Yumi Sakugawa, Sarah Kuhn e Phil Yu, cheia de carisma, recordações pessoais, nostalgia e ainda stop motion com colagens caseiras, Geração Claudia Kishi vai a fundo no tema da representatividade midiática.

Lançamento: 10 de julho

Magos do Cubo

O esporte de resolver um cubo mágico em poucos segundos se tornou um sucesso mundial na última década. Magos do Cubo acompanha dois nomes inseridos nesse esporte: Feliks Zemdegs, australiano que foi soberano nas competições mundiais por muito tempo; e Max Park, aquele que destronou o australiano em 2017, deixando o mundo abismado com a sua velocidade. Desde então, Max e Feliks disputam título a título e quebram recorde atrás de recorde, desenvolvendo também uma amizade bela mas desafiadora.

Max está no espectro autista e a resolução competitiva de cubos mágicos é uma terapia que sua família encontrou para estimulá-lo a desenvolver habilidades sociais e emocionais. Nunca passou pela cabeça dos Park que seu maior rival no esporte se tornaria um grande aliado para ajudar Mark a lidar com o autismo. Magos do Cubo acompanha Max e Feliks prestes a entrar em mais um campeonato mundial, onde os dois buscam a vitória e ao mesmo tempo torcem um pelo outro, mas só um deles pode ser o campeão. Será que a sua amizade sobrevive a mais um embate entre os dois?

Lançamento: 29 de julho

John à Procura de Aliens

Por 30 anos, John Shepherd tinha uma única missão na vida: fazer contanto com seres extraterrestres. John transformou a casa de seus avós em Michigan (EUA) em um laboratório impressionante, de onde enviava música para o espaço. O documentário conta a ascensão e a queda desse projeto  feito por um único homem, mostrando mais da grande necessidade da humanidade de se conectar. John à Procura de Aliens foi vencedor do prêmio de Melhor Curta-Metragem de Não-Ficção no Festival Sundance de 2020.

Lançamento: 20 de agosto