Você sabia que um dos aspectos mais importantes na criação de um jogo é o storytelling? O jogo pode ter o melhor gráfico possível, mas, se não tiver uma história envolvente, perde muito do seu peso. O storytelling nada mais é do que a capacidade de contar uma história.
O especialista em storytelling é uma das profissões mais buscadas na indústria criativa e essencial na construção de qualquer narrativa de jogo.
Para causar impacto e surpresa ao público, o especialista em storytelling precisa muito mais do que “apenas” escrever bem e ter boas ideias: é preciso saber se expressar.
Para auxiliar quem planeja trabalhar com storytelling na indústria dos games, Igor La Luz, gerente acadêmico nacional da SAGA, a maior rede de escolas de games e arte digital, separou três dicas essenciais para ter sucesso na profissão.
“Não basta só ter uma ideia, é preciso saber como expressá-la para impactar o jogador. Existem diversas estratégias poderosas para encantar os gamers, desde personagens, cenários e enredo, e contar bem a história certamente é uma delas”, explica Igor. “O storytelling nos games gera identificação com o jogador que se coloca no lugar do personagem, motiva o usuário a evoluir na sua jornada, atrai, seduz e mantém um público fiel”.
• Buscar referências
Na época dos 8 e 16 bits, por exemplo, já havia storytelling. Se voltarmos para o lançamento de Space Invaders, em 1978, por exemplo, identificaremos o enredo que envolve os alienígenas e a necessidade do jogador salvar o planeta dos invasores. Que tal a história de dois encanadores lutando contra as dificuldades da vida nas tubulações de Nova York? Mario Bros! É fundamenta buscar referências de storytelling nos games para desenvolver suas próprias narrativas. Toda criação é baseada em um conjunto de elementos que, juntos, dão sentido a ela. Pesquisar, conhecer e experimentar são passos básicos e essenciais.
• Definir as características principais da história
O game deve deixar clara a sua essência e as características principais da trama precisam ser facilmente notadas. Do contrário, o usuário pode não se identificar, não se encantar e não entrar de cabeça na jornada. Um jogo eletrônico pode receber influências de inúmeras fontes, desde que seja capaz de manifestá-las claramente.
• Investir na criatividade
O combo perfeito para criar um enredo atrativo tem referências e criatividade. Para quem gosta do desafio constante de criar cenários, histórias, personagens e contextos, aliados a uma boa plataforma de jogabilidade, a criatividade não será um problema, mas é preciso considerar frequentemente o seu impacto e fugir das fórmulas prontas e pouco originais.
“O storytelling nos games desempenha um papel fundamental na hora de construir a identidade do jogo e atrair o público. A partir do momento em que você já tem a definição de quem consumirá o material, busque por melhorias constantes, qualificando a história com o passar do tempo, amparado, inclusive, no feedback dos usuários”, finaliza Igor.
Mais informações sobre a SAGA e seus cursos estão disponíveis em o site.