A verdade por trás do Geostigma de Final Fantasy VII | Artigo – Afinal, o que é essa doença que aparece em Final Fantasy VII: Advent Children? Como já dizia Vincent Valentine:

“O estigma. É um sintoma de matéria estranha infestando o corpo. O corpo tenta eliminá-lo e acaba compensando demais. Dentro de nossos corpos há uma corrente como o Lifestream. Essa corrente é o que combate qualquer intruso malévolo.”

Geostigma é também conhecida como O gene Sephiroth e o “Memetic Legacy de Jenova”. É uma doença em Final Fantasy VII: Advent Children que afeta a todos, majoritariamente em Midgar e essa doença causa um grande efeito colateral inesperado por se proliferar rapidamente e se espalhar como uma praga. Antes de um nome próprio ser aplicado à epidemia, Geostigma era conhecido como Varíola de Midgar por aqueles que não moravam em Midgar.

Quais são as causas e sintomas?

Quando o Meteoro começou a cair em Midgar no final de Final Fantasy VII , o lifestream com o auxilio das preces de Aerith surgiu para expeli-lo. Como algumas partes do lifestream foram infectadas  pelas células Jenova, as pessoas que entraram em contato com esse lifestream contaminado contraíram o Geostigma. A doença não é contagiosa, mas acreditava-se que era.

Em Final Fantasy VII: Advent Children, Vincent Valentine diz que o Geostigma é causado pelo hospedeiro infectado com células Jenova, e em On the Way to a Smile, “Lifestream: Black”, é afirmado que a vontade de Sephiroth agindo através dessas células é a causa, e as células são o meio através do qual ele age. Em Advent Children Complete , Rufus Shinra afirma que os cidadãos acreditam que a energia Mako é a causa da doença.

Quando alguém está infectado com o Geostigma, contrai as células de Jenova, e o sistema imunológico trabalha para tentar eliminá-las. E ao falhar na remoção das células, e o sistema imunológico compensa em excesso combatendo uma contaminação incurável. 

Aqueles infectados com Geostigma experimentam debilidades, pois seus corpos dedicam energia ao combate às células de Jenova e desenvolvem feridas abertas em seu corpo que secretam lodo preto. Alguns sofrem de alucinações e convulsões.

Embora sua gravidade varie de pessoa para pessoa, o Geostigma é invariavelmente fatal. A doença não tem cura conhecida, o que levou a Cloud procurar por uma, e conforme observado por Barret em On the Way to a Smile, mesmo que fosse encontrada uma cura, seria quase impossível entregá-la e administrá-la a todos os infectados ao redor do mundo.

EM FINAL FANTASY VII: ADVENT CHILDREN

Como seus sistemas imunológicos são mais fracos, um grande número de crianças em todo o mundo foi infectado. A infecção está mais concentrada em Edge , uma cidade habitada pelos sobreviventes de Midgar que fica nos arredores das ruínas de Midgar. Três dos personagens principais, Cloud Strife, Denzel e Rufus Shinra, carregam a doença. Como resultado de tantos mortos pela doença, os cidadãos estão acostumados a ver mortes.

Kadaj , um dos remanescentes de Sephiroth , atrai crianças afligidas por Geostigma para a Cidade Esquecida com a promessa de curá-las. Ele pede que bebam de uma poça de água contaminada pela vontade de Sephiroth e pelo lifestream negativo, colocando-os sob seu controle. As células de Jenova dentro das crianças despertam seu “instinto de reunião” e levam Kadaj e seus irmãos a Edge para encontrar Jenova.

Depois de assimilar os restos de Jenova em si mesmo, Kadaj se torna o corpo anfitrião de Sephiroth, que renasce. Sephiroth revela que estava usando a vontade de Jenova para controlar aqueles com Geostigma através do sonho e que, eventualmente, pessoas infectadas morreriam da doença, permitindo que ele controlasse o sonho e assumisse o controle do planeta.

Cloud então mata Sephiroth e os outros remanescentes de Sephiroth também são derrubados. O espírito de Aerith Gainsborough traz a chuva curativa do lifestream, que cura todos os que estão em contato com o Geostigma. Outros podem ir à igreja de Aerith, onde uma fonte de água infundida com energia pura de lifestream cura qualquer pessoa infectada com a doença.

Dirge of Cerberus

Um ano depois, o misterioso grupo conhecido como Deepground ataca Edge e Kalm sequestrando aqueles que nunca foram atingidos por Geostigma e ignoram ou, mais provavelmente, matam aqueles que estavam sendo considerados “contaminados” por seus planos. 

Deepground está tentando induzir o planeta a pensar que está em perigo, enchendo o lifestream com espíritos imaculados para convocar Omega . Aqueles que tinham Geostigma eram considerados “impuros” e não podiam ser usados ​​para enganar o planeta.

Uma curiosidade sobre essa doença é que o Geostigma é semelhante à doença Starscourge de Final Fantasy XV, que age como uma energia malévola que parasita o próprio planeta.

Confira também: