A decisão por parte da Microsoft de bloquear dispositivos não licenciados de seus consoles Xbox também vem repercutindo em outras partes da comunidade gamer.
Em pronunciamento feito hoje (01) a The AbleGamers Charity, organização americana sem fins lucrativos que busca melhorar o espaço dos vídeo games para pessoas com deficiências, destacou que o bloqueio de dispositivos que não são produzidos nem pela Microsoft e nem por empresas parceiras também impacta no mercado que trabalha com dispositivos que visam incluir esses jogadores.
A decisão da Microsoft estaria relacionada ao uso de dispositivos como o Cronus Zen e o Brook Wingman para facilitar trapaças em jogos. Porém, esses mesmos dispositivos também são de extrema importância no trabalho de inclusão: como destaca a própria AbleGamers, somente este ano, mais de 50 jogadores puderam usar um destes dispositivos para voltar a ter uma experiência com games.
“Eles são a ferramenta que dá a um controle personalizado a capacidade de se comunicar com o console do jogo, traduzindo o botão que criamos em uma entrada que o Xbox possa entender e nada mais.”
Outro exemplo que a organização dá é o QuadStick, um controle feito especialmente para jogadores tetraplégicos e que faz uso do Brook Wingman XB2 para se conectar ao Xbox. Cada um destes controles custa pesados mil dólares, mas oferecem uma mudança drástica de qualidade de vida, como mostra o depoimento do veterano de guerra Chris H., para quem a AbleGamers recentemente forneceu um QuadStick: “Há uma sensação de vínculo e compartilhamento com meus filhos [quando jogamos juntos].”
O movimento da Microsoft também é um retrocesso quando olhamos o cenário geral de inclusão em jogos, que tem a própria empresa com produtos como Surface Adaptive Kit e Microsoft Adaptive Acessories, além de esforços da Sony com o Playstation Access Controller, como a AbleGamers também destaca em seu pronunciamento.
Ainda não há nenhum tipo de posicionamento oficial da Microsoft quanto ao impacto desses bloqueios na comunidade PcD. Abaixo você pode conferir o pronunciamento completo da AbleGamers:
Carta aberta da AbleGamers à Microsoft. APELO: NÃO EXCLUA OS JOGADORES COM DEFICIÊNCIA.
Leia na íntegra em inglês:https://t.co/615Bh2NLLK
Em português, baixe o PDF: https://t.co/26mzWOi3BT pic.twitter.com/1S87h5rL02— AbleGamers Brasil (@AbleGamersBR) November 1, 2023
Você também pode visitar o site oficial brasileiro da AbleGamers Charity e conhecer a organização, além de também ter a opção de contribuir financeiramente para o projeto.
Veja também: