Desenvolvido e distribuído pela Elden PixelsAlwa’s Legacy é mais um jogo da leva recente de games com a estética retrô e fortes inspirações no passado, especificamente em jogos de aventura como Alex Kidd, Wonder Boy e Adventure Island. O jogo conta a história de uma garota acorda em um lugar que não conhece e sem saber quem é, que se vê envolvida em uma espécie de profecia que a coloca em uma jornada para explorar o reino de Alwa e entender quem ela realmente é, assim como qual papel precisa desempenhar.

Alwa’s Legacy

Ambientação

Os cenários do game são uma das características que mais se destacam durante a gameplay, com traços simples, mas cores vivas e que condizem bem com a proposta medieval do jogo.

O cenário da floresta é especial bem desenhado, mesmo em sua simplicidade.

Os NPCs contribuem com a sensação de mundo medieval, com camponeses, cavaleiros e magos, e a trilha sonora se ajusta bem à medida que o jogador entra em ambientes diferentes. Todo o conjunto de cenário, trilha e NPCs constroem um mundo simples, mas belo e interessante.

Os NPCs, apesar de repetitivos, são importantes para o desenvolvimento da história e das habilidades da protagonista.

Inimigos e Jogabilidade

Os inimigos que aparecem ao longo da jornada são variados e mostram bastante criatividade por parte da equipe de desenvolvimento, além de se manterem em um nível bom de dificuldade, que permite ao jogador aprender seus padrões de ataque e revidar.

Os inimigos da dungeon aquática são particularmente problemáticos.

As habilidades da protagonista são limitadas no início, mas o sistema de aprendizado de novos poderes ao longo da exploração é bem utilizado e permite ao jogador explorar melhor os ambientes e derrotar mais inimigos à medida que as melhorias são feitas – o que encaixa o jogo também na categoria de metroidvania.

Alguns poderes – como a bolha – permitem ao jogador alcançar itens em lugares mais altos.

A exploração de dungeons é o ponto alto do jogo, com puzzles para serem resolvidos e itens para serem coletados, e que sempre guardam uma batalha com um boss no final – essas batalhas exigem muito mais estratégia do que força bruta do jogador, o que as torna bastante divertidas.

Grande parte dos puzzles exigem algum poder específico, o que torna a exploração muito necessária.

Conclusão

Com cada vez mais força e mais representantes, os jogos com estética retrô tendem a se tornar um gênero saturado – algo que não ocorre com este título. Apesar de não ser um jogo com proporções cinematográficas como os AAA, consegue ser divertido e recompensador por si mesmo, com o adicional de trazer uma certa nostalgia aqueles que viveram a época dos 8 e 16-bitsAlwa’s Legacy já está disponível para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC via Steam e MacOS.

Nota: 4,0/5,0

Cedido por: Elden Pixels