Em entrevista dada para o site NerdBunker, a tradutora Regiane Winarski revelou que a tradução de Baldur’s Gate 3 demorou dois anos e meio para ser terminada.
Tradutora desde 2008, Winarski já trabalhou na tradução do inglês para o português de mais de duzentos livros, além de já ter feito legendas para canais de TV a cabo – sua carreira na localização de jogos só começou há três anos, sendo que dois anos e meio foram dedicados somente à localização de Baldur’s Gate 3 para o português-brasileiro:
“Foram 2 anos e meio. O projeto [tradução de BG3] foi iniciado em fevereiro de 2021 e terminou um pouquinho antes do lançamento do jogo. Mas não foi ininterrupto. Às vezes a gente ficava com intervalos enquanto esperava chegar texto novo, principalmente entre os ‘Acts’ [são 3]. Nesses intervalos, às vezes chegavam pequenos acréscimos ou alterações no que já tinha sido feito.”
Ainda de acordo com Winarski, o projeto de tradução de Baldur’s Gate 3 teve por volta de 2,2 milhões de palavras – um número impressionante que aponta muito trabalho, mas que acabou sendo deixado em branco pelo Larian Studios no lançamento do game, não contando com os créditos da tradução para português do jogo. Esse problema foi resolvido relativamente rápido no patch 1 da atualização Hotfix 3, mas, segundo Winarski, essa situação é corriqueira na indústria de jogos, e que fica nas mãos dos desenvolvedores decidirem se os créditos para a tradução são ou não adicionados:
“Foi o que aconteceu com o BG3: a Larian quis incluir os tradutores nos créditos… Não fomos informados do que houve exatamente, mas eu especulo que, na correria final para data de lançamento, alguma coisa se perdeu… Mas consertaram rápido, e isso foi motivo de festa e comemoração no nosso grupo de tradutores. Difícil mesmo foi segurar a cara de paisagem com todos os amigos só falando do lançamento do game e eu ainda não poder dizer que tinha sido parte daquilo, [risos].”
Baldur’s Gate 3 já está disponível para Playstation 5, Steam e macOS. Uma versão para Xbox Series X|S tem lançamento marcado ainda para 2023.
Veja também: