Commander se tornou o formato de Magic: The Gathering mais popular atualmente devido a abordagem um pouco mais casual e a natureza multiplayer do formato. Então por que não juntar o formato mais descontraído de Magic com as aventuras de Dungeons & Dragons em Battle for Baldur’s Gate?
Antes de mais nada, você pode achar lojas para participar do prerelease através do localizador de eventos da Wizards of The Coast onde você pode encontrar eventos, Game Stores e até grupos de RPG para Dungeons and Dragons
O prerelease de Battle for Baldur’s Gate vai funcionar de um jeito um pouco diferente dos prereleases tradicionais de Magic e também altera um pouco das regras tradicionais do formato Commander.
Metade Draft, Metade Commander
O formato escolhido para o prerelease será o “Commander Draft” que também foi o formato escolhido para o Commander Legends original de 2020.
Draft normalmente funciona com um grupo de 8 pessoas, cada uma com 3 boosters de draft. Os jogadores abrem o seu booster, escolhem uma carta e passam o resto das cartas que haviam no booster para o jogador à sua esquerda, que por sua vez irá escolher uma carta dentre as que recebeu e passar as outras para o próximo jogador. Esse processo ocorre simultaneamente com todos os jogadores até que não haja mais cartas a serem escolhidas.
No Draft de Commander, os jogadores ainda serão divididos em grupos de 8 e cada jogador irá receber 3 Boosters de Draft. A diferença aqui é que como Commander exige que você tenha uma criatura lendária como comandante e seu deck deve conter cartas que seguem a identidade cromática do seu comandante, o Draft passa a operar com a regra que os jogadores pegam duas cartas por vez para garantir que você irá poder jogar seguindo as regras.
Ao final do draft você terá 60 cartas a sua disposição e deverá montar um deck de 33 até 35 cartas, já que para as partidas você deverá adicionar terrenos para fechar um deck jogável com 60 cartas no total. Esses terrenos serão providos pela própria Game Store.
Commander é um formato famoso não só pela dinâmica do seu comandante ser uma figura presente durante todo o jogo, como também porque cada deck é composto por 100 cartas no total e com apenas uma cópia de cada carta. No Draft de Commander, além do deck diminuir para 60, será permitido incluir mais de uma cópia da mesma carta no seu deck mesmo isso é improvável de acontecer dada a quantidade total de cartas em toda a coleção.
Caso você acabe insatisfeito com os potenciais comandantes a sua disposição, você pode adicionar até duas cópias da carta Faceless One, que interage com a mecânica de Background dessa coleção e te permite escolher uma das cores da identidade cromática do seu comandante e a partir disso montar um deck apropriado para as cores escolhidas.
Mecânicas Principais
Background (ou Antecedente em português) é uma mecânica semelhante a Partner do Commander Legends original e é parte do que traz o gostinho de Dungeons & Dragons para essa coleção. Background em Battle for Baldur’s Gate será um encantamento lendário que confere uma habilidade especial para o seu comandante e contribui para a identidade cromática dele. Esse encantamento acompanhará seu comandante na command zone e também terá que pagar a taxa de comandante caso seja removido do jogo. Comandantes elegíveis para usar Background terão essa capacidade discriminada no texto da carta.
Outra mecânica que vem de volta com tudo em Battle for Baldur’s Gate é Myriad. Myriad é uma habilidade ativada no começo da sua fase de ataque onde cada oponente será atacado por uma cópia diferente da criatura que tem essa habilidade e quando o dano é resolvido, as cópias são exiladas.
Por último, mas não menos importante, uma nova mecânica de Battle for Baldur’s Gate que mistura as Dungeons de AFR e Monarch do Commander Legends original, temos Iniciativa. Iniciativa faz o jogador avançar pelas salas de Undercity (uma nova dungeon dessa coleção) no início do seu turno e também quando ele toma a iniciativa de forma ativa. Para tomar a iniciativa, você deve jogar uma carta que lhe concede a iniciativa ou atacar um jogador que tem a iniciativa.
Participar de um prerelease que junta os formatos de Draft e Commander ao mesmo tempo pode ser um pouco complicado para os iniciantes em Magic: The Gathering, mas sabendo o que esperar você pode se preparar melhor, impactar a mesa e se divertir com o jogo. No fim das contas, Magic é sobre o Gathering, sobre se reunir com as pessoas em uma mesa e se divertir e aproveitar o que o jogo tem a oferecer.
Commander Legends: Battle for Baldur’s Gate será lançado oficialmente dia 10 de Junho e o prerelease vai acontecer no fim de semana anterior a partir do dia 3 de Junho.
- Leia Também: Secret Lair: Magic: The Gathering lança cartas baseadas em Street Fighter.
- Leia Também: Kamigawa: Neon Dynasty: MTG e as inspirações na cultura japonesa.