Bleeding Edge, desenvolvido pela Ninja Theory, está próximo de seu lançamento. Com a finalidade de testar o jogo e os servidores, foi liberado o acesso no período de 14 a 17 de fevereiro para todos os assinantes do Xbox Game Pass.
Desde seu anuncio na E3 de 2018, o jogo surpreendeu com sua proposta e ainda mais vindo da Ninja Theory que vinha do lançamento de Hellblade: Senua’s Sacrifice. Bleeding Edge tem a proposta totalmente multiplayer e com o intuito competitivo, poderá ser um jogo que estará presente no cenário de e-Sports. Agora, vamos falar um pouco sobre algumas características que puderam ser notadas no teste do Open Beta.
Modos de jogo
No Open Beta, o jogo apresenta dois modos de jogo, sendo um deles de capturar pontos e o outro de acumular capsulas de energia. Em ambos, duas equipes de quatro jogadores batalham para cumprir o objetivo proposto pelo mapa. A capturar os pontos consiste em ocupar locais específicos do mapa para acumular pontos, a primeira equipe que acumular 600 pontos ganham a partida. Ao derrotar algum oponente pontos extras também são ganhos.
O outro modo do jogo coloca capsulas de energia em partes do mapa periodicamente. As equipes devem lutar pelas capsulas e então deposita-las em outro ponto, porém caso o portador da capsula morra os itens são espalhados pelo chão e fica a disposição de quem conseguir pegar. Vence a partida quem depositar 50 capsulas de energia primeiro.
A influencia dos mapas
O jogo apresenta três cenários disponíveis até o momento. Cada um apresenta elementos estratégicos diferentes e podem ser utilizados para o combate. Em um deles podemos encontrar locais altos para jogar nosso oponente, enquanto em outro podemos ver armadilhas elétricas. Uma característica que é comum a todos os ambientes disponíveis é que fazem uma boa exploração da verticalidade.
Personagens divertidos e especializados
O jogo apresenta 11 personagem divididos nas categorias de Dano, Suporte e Tank. Cada um deles dentro de suas classes aprestam diferentes habilidades e níveis de dificuldade de jogabilidade. Porém, também é possível personalizar algumas características como dano causado, vida e bônus específicos. Dentro da Oficina do jogo podemos configurar três builds diferentes para cada personagem a partir do uso de chips que podem ser desbloqueados.
De forma geral, todo personagem possui seu ataque básico, três skils e um especial. Para fugir ou escapar de ataques inimigos temos uma esquiva que consome energia, porém caso não tenhamos mais energia (ou usarmos o comando com o personagem parado) é possível realizar bloqueios que impedem o dano.
Um ponto bem interessante é que o fato de ter que escolher um dos personagens no início da partida não impede que outros sejam testados, pois em sua base é possível realizar a troca troca de personagem a qualquer momento. Isso é possível desde que não aja outro membro de sua equipe já utilizando o que você deseja escolher.
Estratégia e comunicação é fundamental
A estratégia é um ponto crucial! Certos personagens podem parecer muito forte, porém o jogo foca no trabalho em equipe. Assim, é fundamental saber a hora de recuar para esperar o colega de time voltar ou até mesmo se sacrificar para cumprir a função de seu personagem.
Como em um moba, antes de escolher o personagem é preciso saber qual classe será útil para a formação do time. Por exemplo, um time sem Suporte pode funcionar, porém depender dos pontos de recarga de vida do cenário pode não ser a melhor opção.
Com o teste Open Beta é perceptível que os servidores estão estáveis, o jogo não apresenta bugs visuais e nem em suas mecânicas. Falando em gráfico, o visual do jogo está muito bonito com seu estilo muito divertido e agradável. Um ponto interessante é que o jogo exige bastante do jogador, porém oferece tutoriais práticos e funcionais que introduzem os principais aspectos das batalhas.
Bleeding Edge será lançado em 24 de março para as plataformas Xbox One e PC. Logo em seu lançamento o jogo já estará disponível no serviço Xbox Game Pass.