O compositor Masayoshi Soken revelou, em exclusividade ao Playstation Blog, quais foram suas inspirações para compor algumas das faixas da trilha sonora de Final Fantasy XVI.

O compositor contou sobre suas influências e que sempre se considerou um “gamer fervoroso”. A ideia original da trilha sonora foi se enraizar profundamente no gênero da fantasia sombria e que essa relação do jogo com a música foi um dos fatores determinantes para o sucesso da obra.

Final Fantasy XVI Masayoshi Soken trilha sonora Compositor
Compositor de Final Fantasy XVI Masayoshi Soken.

Confira mais detalhes sobre a inspiração de algumas faixas especiais:

Land of Eikons

Sobre Land of Eikons, a música inicial de Final Fantasy XVI, o compositor comentou sobre a expectativa dos jogadores em ouvir o clássico “Prelude” logo de cara. Porem essas faixas com progressões em tons maiores, não combinavam nem um pouco com o universo de do jogo Por isso, a equipe transpôs esta faixa para um tom menor que representasse melhor o universo criado.

 

The Lion and the Hare – The Nysa Defile

Uma das músicas iniciais do jogo. Para que os jogadores pudessem logo reconhecer a sonoridade de jogar um título de Final Fantasy, foi feito um arranjo com a melodia de “Prelude” para ela. O arranjo muda de maneira interativa no jogo, dependendo da situação. 

 

To Sail Forbidden Seas

Essa música toca durante os confrontos com Dominantes. Final Fantasy XVI tem várias músicas de batalha, mas todas as músicas das batalhas têm a mesma melodia. Soken revelou que se os jogadores prestarem atenção à melodia, vão notar que  a faixa tem a mesma melodia da música que toca quando você luta contra monstros comuns! 

 

O jogo demandou uma quantidade estrondosa de músicas, mas se a equipe simplesmente saísse compondo sem pensar em nada, acabaria com uma grande variedade de melodias diferentes, e haveria o risco de que as músicas do jogo não tivessem consistência.

Para evitar isso, as melodias que seriam usadas em vários elementos icônicos dos jogos, como personagens e regiões, tem um arranjo para cada situação.

 My Lady

Essa faixa é um arranjo do tema de Jill composto especialmente para combinar com uma cena específica. A música tema original de Jill é chamada de My Star e ela também faz parte da trilha sonora de Final Fantasy XVI.

 

Find the Flame

A faixa foi pensando como uma obra musical isolada, sem altos e baixos. De acordo com Masayoshi essa faixa é até um pouco infantil, que só segue a mesma ideia do início ao fim.

O intuito dessa música era causar um grande impacto em uma determinada situação, com uma vibe meio “vamos pra cima com tudo”. 

Veja também: