Os fãs da franquia Resident Evil estão acostumados a fugir dos experimentos cruéis da Umbrella Corporation. Durante a fuga de Raccoon City, por exemplo, Jill Valentine luta contra o Nemesis, bioarma mortal criada pela farmacêutica para destruir a agente. No entanto, na reimaginação de Resident Evil 3, lançado no início de abril, a Capcom também reimaginou o papel dos vilões ao desenvolver a experiência on-line assimétrica Resident Evil Resistance.
Já pensou em ser vilão por um dia? Pensando nisso a maior saga de survival horror da atualidade, Resident Evil trouxe um novo modo de experiência online multiplayer (4 vs 1), onde você pode embarcar na pele de um vilão da franquia. Você será mastermind, responsável por impedir a fuga de um grupo de sobreviventes antes que o tempo acabe, manipulando um deck de cartas, montando armadilhas e usando habilidades enquanto observa pelas câmeras espalhadas nas salas do experimento. Em determinado momento, é possível até invocar o icônico Mr. X, de RE2, entre outras bioarmas terríveis.
Enquanto o objetivo dos sobreviventes é trabalhar em equipe, usando as melhores habilidades de cada personagem para escapar, o Mastermind age sozinho. O jogador pode escolher entre alguns poderosos membros da Umbrella para o teste fatal: Spencer, Alex Wesker, Daniel Fabrón, Annette Birkin. E agora em maio, o vilão Nicholai Ginovaef será adicionado ao elenco em uma atualização de jogo gratuita.
Mais do que um jogo de habilidade e estratégia, Resident Evil contrapõe-se à antiga lógica da franquia, em que os “mocinhos” supostamente não erram e vencem no final, permitindo que o vilão – às vezes – saia vitorioso. Em 24 anos da franquia, esta é a primeira vez em que os fãs podem escolher em qual lado da história estarão.
Resident Evil Resistance está incluso em Resident Evil 3, que está disponível para PlayStation®4, para dispositivos Xbox, e Steam desde o dia 3 de abril de 2020, com legendas em português brasileiro.