Em 2023 fomos todos surpreendidos com o anúncio de um remake de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, o incrível game do SNES que acabou introduzindo muitas pessoas ao gênero dos RPG’S. Após quase 30 anos, a Nintendo nos entrega um jogo completamente repaginado, contudo, o que será que podemos esperar de um remake 1:1 desse grande clássico?

Leia também:

Por mais que seja visto como um eterno clássico, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars não foi um grande sucesso da Nintendo na época de seu lançamento, quem acabou moldando o charme do game ao longo dos anos, foi o próprio tempo.

Reprodução/Nintendo

A parceria entre a Nintendo e a Square (atual Square Enix) sempre foi o fator que mais chamou atenção para o game. Ver um jogo do Mario com um novo estilo de gameplay, feito por praticamente um Dream Team da época, não era pouca coisa.

Ao passar do tempo as pessoas foram notando um pouco da importância desse game, e nos dias de hoje, ele é considerado um clássico incontestável.

O ”Glow Up” do clássico

Nos dias de hoje, grandes clássicos dos anos 90 estão retornando para as nossas vidas em formato de remake, vemos isso por exemplo com Final Fantasy VII Remake e alguns títulos da Capcom, como Resident Evil 4. Entretanto, games como Final Fantasy VII Remake não estão apenas dando uma ”retocada” no game original, está tudo sendo feito do zero e pensado para o público dos dias de hoje.

Super Mario RPG decidiu ir pelo lado, talvez mais seguro, de remake 1:1, quando se mantém basicamente tudo do game original, porém, seus visuais estão completamente atualizados. Não podemos dizer se essa foi a melhor ou a pior escolha, visto que talvez o game nem precisasse desse Glow Up, contudo, já que o remake aconteceu, vamos ver como tudo se saiu.

Novos visuais e cinemáticas

A Nintendo optou por uma abordagem segura, mantendo o legado do game do original, então tudo o que vemos nesse remake são novos visuais, dando uma nova vida para esses clássicos personagens. Mario, Mallow, Geno, Bowser e Peach estão completamente renovados, mas ainda assim, não perderam as suas expressões e características clássicas.

Manter os personagens em seu formato ”rebaixado” foi certamente um dos acertos do game – Reprodução/Nintendo

A verdadeira novidade do game e aquilo que mais nos chama atenção durante a jogatina, são as cinemáticas onde vemos momentos icônicos do game original sendo abordados de uma maneira que enche os nossos olhos.

Por mais que grande parte da história do game seja contada por balões de diálogo, a Nintendo presenteou os fãs com lindas cenas em momentos chave, incluindo, momentos de combate, quando usamos nossos especiais.

Mallow, Mario e Geno em uma das cinemáticas de batalha – Reprodução/Nintendo

Combate com melhorias, sem perder a essência

O combate do game é algo para se elogiar visto todas as novidades apresentadas, principalmente quando o assunto é qualidade de vida. As novidades aqui são balões que te auxiliam na hora de um ataque e uma defesa perfeita. Com isso, os combates se tornam mais dinâmicos, visto que esse auxílio colabora com outras mecânicas de combate, como a cadeia de acertos consecutivos, onde o jogador é recompensado dando um dano maior aos inimigos.

Reprodução/Nintendo

Exploração

Um ponto do jogo que acaba sendo diretamente afetado pela escolha de ser um remake 1:1, é a gameplay no geral, principalmente a parte de exploração. Os mapas estão lindos, com seus novos visuais, sombra e a música clássica do game que foi toda refeita com maestria pela própria Yoko Shimomura.

Entretanto, a gameplay segue um pouco travada e até mesmo, sem precisão em uma das mecânicas mais básicas do jogo — o pulo do Mario. Em vários momentos da jogatina, por mais que você coloque todo o esforço do mundo em seus pulos, você vai acabar errando. Isso claro, culpa da falta de precisão do game que vem desde o seu título original.

Problemas seguem presentes

Assim como acabamos de citar, alguns problemas do game original seguem aqui presentes, porém, essa lista de problemas acaba até mesmo se prolongando.

Infelizmente o jogo não nos apresenta um conteúdo novo, como um novo cenário ou uma nova dungeon, fazendo assim a experiência final ser um pouco frustrante, visto o curto tempo de jogo e a sua dificuldade que não é das maiores.

Isso acaba inclusive nos levando para uma pauta sobre o preço cheio do game, que por mais que seja um remake, ele acaba não adicionando nenhuma novidade que vá aumentar esse tempo de jogatina, apenas algumas melhorias de vida, então seria justo um preço cheio para um jogo que mais nos apresenta melhorias de um bom remaster?

Acessibilidade

O jogo não apresenta nenhum tipo de acessibilidade que seja vistosa para ser mencionada por aqui, apenas a famosa troca de dificuldade, onde podemos ter uma jogatina mais tranquila, com foco apenas na história.

Já sobre tradução e localização, o game não se encontra no nosso idioma e isso é uma pena, visto que um jogo desse gênero certamente precisa.

Reprodução/Nintendo

Veredito

Infelizmente, assim como o conteúdo do jogo não é dos maiores, não temos muito para comentar sobre ele, a não ser os seus problemas. As melhorias são absolutamente básicas, fazendo o jogo parecer um ótimo remaster.

Vale destacar que algumas mudanças são sim bem-vindas, principalmente aquelas que acabam auxiliando na hora do combate, como o gerenciamento de itens e os balões que auxiliam na hora dos ataques e defesas perfeitas. As cinemáticas também precisam ser elogiadas, afinal, além de muito bonitas, acabam dando ainda mais charme para os momentos chave da história do game.

Super Mario RPG está disponível para Nintendo Switch.

Chave de review cedida por Nintendo Brasil

REVER GERAL
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
Enredo
Luis Nascente
Apresentador do canal Lulu Checkpoint e do podcast Café com Nerdice, formado em marketing, fanboy da Square e nerdão dos animu!
critica-super-mario-rpg-continua-preso-aos-problemas-do-passadoSuper Mario RPG mantém completamente a essência de seu título original, trazendo apenas algumas melhorias de qualidade de vida para os combates, que dessa vez, estão ainda mais dinâmicos. O game infelizmente acaba errando em seu conteúdo, que não é nem um pouco vasto e segue curto, assim como no título original.