O universo de Cyberpunk é muito rico! O principal motivo desta riqueza de detalhes é a origem nos livros de RPG criado por Mike Pondsmith. Com o novo jogo da CD Projekt Red, Cyberpunk 2077, esse universo será mais explorado e utilizará todo o background do RPG para a continuidade em plataformas digitais.
Neste universo a tecnologia é utilizada de forma ostensiva para o melhoramento de funções do corpo, mas isso só para quem pode pagar. O abismo social é gigantesco, o que cria uma casta de pessoas com acesso a muita tecnologia em contradição a excluídos que muitas vezes se utilizam de restos para implantes corporais na tentativas de melhoramentos. E claro, todo esse cenário comandado por enormes empresas que com seus poderes conseguem influenciar toda sociedade.
Uma das empresas que está presente no universo de Cyberpunk desde sua criação é a Megacorporação Arasaka. Dona de um grande patrimônio financeiro, ela exerce influência em diversos ramos da sociedade e participa de negócios mais do que duvidosos. Que tal discutirmos um pouco sobre sua história, personagens envolvidos e outros detalhes?
Histórico
A Arasaka foi fundada no início da século XX, por Sasai Arasaka, em Tóquio no Japão. Seu crescimento ocorreu graças a Segunda Guerra Mundial, quando Sasai previu a derrota japonesa e preservou sua riqueza com a variação de investimentos pelo mundo. Sasai comandou a empresa até a sua morte em 1960, sendo sucedido pelo seu filho Saburo Arasaka que compartilhava a mesma visão de seu pai.
Saburo era um ex-tenente da Marinha Imperial e se preparou muito para ocupar o lugar de seu pai. Em sua preparação ele estudou política, história e economia. Ele foi responsável pelo crescimento e ganho de poder da empresa com a criação da divisão de segurança Arasaka Security, assim, a empresa ganhou reputação, poder e influência.
Devido a preparação de Saburo, nem o colapso do mercado em 1994 afetou a empresa. Ela prosperou e adquiriu outras empresas menores, além de criar a melhor organização paramilitar privada. Saburo deixou a empresa entre 1997 e 2020, deixando o cargo de CEO para o seu filho Kei, entretanto, ele é apenas uma liderança figurativa porque Saburo ainda mantinha o poder sobre as decisões.
Assim, com uma influência e poder em nível global, a Arasaka possui escritórios por todo o mundo. Entre os lugares estão: Osaka, Quioto, Night City, Seul, Xangai, Londres, Rio de Janeiro, Nova York, Roma e Genebra.
Personagens
A empresa Arasaka apresenta muitos personagens importantes e que exercem diferentes funções dentro dela.
*Confira algumas das personalidades da empresa:
- Sasai Arasaka – o fundador e CEO original da Arasaka Corporation. Nascido em meados dos anos 1800, ele era um empresário astuto, criando uma empresa de manufatura bem-sucedida que sobreviveu à instabilidade econômica do Japão após a Segunda Guerra Mundial.
- Saburo Arasaka – filho de Sasai Arasaka, nascido em 1919, ele subiu nas fileiras da Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, onde ocupou o posto de tenente. Depois de receber alta médica, ele começou a se tornar o sucessor de seu pai e, como tal, levou Arasaka de uma pequena empresa manufatureira do Japão para uma megacorporação mundial.
- Kei Arasaka – filho e herdeiro de Saburo, aparente na Arasaka Corporation. Ele é frio, calculista e compartilha dos ideais de seu pai. A partir de 2020, ele é o CEO interino da empresa, mas transmite tudo através de seu pai, que administra a empresa nos bastidores.
- Kiichi Nagawa – O diretor da Divisão de Assuntos Internos da Arasaka Corporation. Também amigo leal de Kei e da família Arasaka em geral.
- Seiji Okano – epítome da Arasaka Corp com sua própria agenda. O objetivo final de se tornar o homem mais poderoso do mundo e superar Saburo Arasaka, ao fazer isso, Haruko Kanawa é o chefe de segurança de sua divisão.
- Hanako Arasaka – a filha de 21 anos de Saburo. Ela levou uma vida protegida nos confins do complexo da família Arasaka e suspeita que será casada com seu pai para garantir uma aliança corporativa.
- Yorinobu Arasaka – o filho mais novo de Saburo, um pária chocado pela companhia de seu pai. Ele saiu de casa e formou a gangue Steel Dragons para expor a Arasaka Corporation.
- Shintaro Takayama – diretor de segurança de Arasaka e um indivíduo muito perigoso. Um amigo muito leal de Saburo e também é um confidente próximo de Hanako.
- Katsuo Iwashima – Um especialista em Armas e o segundo no comando do complexo da família Arasaka. Ele secretamente cobiça o trabalho de Shintaro e também é apaixonado por Hanako, embora mantenha isso em segredo.
- Yoru Tomobiki – O supervisor dos contratos de segurança da Arasaka Corporation em Night City .
- Ubo Tanaka – General do campo de treinamento de Arasaka Hokkaido e especialista estratégico das forças armadas de Arasaka no Japão.
- Asao Koremoh – CEO do escritório regional de Arasaka, Osaka .
*Trecho traduzido da página fandom de Cyberpunk
Serviços
A Arasaka se especializou em fornecer serviços voltados para diversos seguimentos da sociedade, porém em sua maioria são setores que privilegiam pessoas importantes e outras corporações poderosas.
A empresa comanda dois setores que se complementam, sendo eles o de Segurança e Manufatura. Na área da segurança, a empresa oferece contratos para guardas de corporações, guarda costas e serviços policiais no geral. A dominação neste setor favorece bastante a sua influência e o alcance de suas decisões para com toda a sociedade. Em relação a manufatura, a Arasaka produz uma boa variedade de armas e veículos, sendo praticamente autossuficiente nos equipamentos utilizados em seu setor de segurança.
Atuando também no setor bancário, a iniciativa deste investimento teve início com Saburo Arasaka em 1960, graças a influência da empresa junto ao governo. A maior parte dos investimentos do banco foram aplicados em cybertecnologia, o que rendeu um grande retorno financeiro. A divisão fornece seus serviços para outras empresas e celebridades, assim, não atendendo o público em geral.
Principais Armas Produzidas
Com um grande poder bélio, a Arasaka se destaca na produção de algumas armas no universo de Cyberpunk. Entre elas temos armas de assalto como WAA Bullpup, WMA “Minami 10″e WCAA “Rapid Assault Shot 12” se assemelhando a rifles de diferentes alcances.
A empresa também produz armamentos autônomos, como a arma WXA Computer-Aimed, e armas de de outros tipos como a rifles snipers Barrett-Arasaka Light-20 e o tecnológico arco composto que pode ser desmontado em duas partes e e imperceptível a Scanners.
A parte de veículos de combate também é um dos setores da corporação. Nesta linha, a empresa produz veículos de assalto urbanos, leve (Riot8) e pesado (Combat 10), para despacho de tropas (Kuma) e aviões de carga.
Sendo a Arasaka uma megacorporação com muito poder e influência, quanto ela irá atrapalhar (ou ajudar) nas escolhas do jogador em Cyberpunk 2077?
As respostas para perguntas assim só poderão ser dadas levando em conta as escolhas de cada jogador. Porém é certo que com todo este histórico muitas emoções e decisões difíceis serão enfrentadas.
Cyberpunk 2077 será lançado em 17 de setembro para as plataformas PC, Xbox One, Playstation 4 e Stadia.