Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy XV, estará trabalhando em parceria com uma empresa especializada em inteligência artificial para seu próximo projeto na JP Games.

Veja também:

Inspirado nas Mil e Uma Noites, “SHALLAH” é o nome do novo projeto de Tabata que promete ser um “um inovador RPG para adultos”. Segundo a desenvolvedora, JP Games, o jogo retrata “uma batalha feroz de magia e feitiçaria, com uma história de amor entre um humano e uma deusa em um mundo épico”.

Primeira arte oficial de SHALLAh, novo projeto da JP Games.

A JP Games de Tabata estaria responsável pelo desenvolvimento do jogo como um todo enquanto a Quantum Solutions, uma empresa especializada em serviços de IA, estaria providenciando suporte técnico para “maximizar” os jogos da JP Games.

Segundo Tabata em um comunicado à imprensa, a Quantum Solutions teria oferecido trabalhar no projeto de um jogo em conjunto e o desenvolvimento de SHALLAH tinha acabado de começar. Ele também afirmou que estará envolvido tanto na parte de desenvolvimento quanto na parte de negócios relacionados ao projeto no papel de produtor e que o jogo será mais propriamente revelado quando o desenvolvimento estiver mais avançado já que esse seria o primeiro grande título do estúdio.

Já o presidente da Quantum Solutions, Mark Pink, teria adicionado que “IA e computação quântica é altamente compatível com jogos e isso possibilitaria uma mudança no comportamento de personagens, dando aos jogadores uma experiência de gameplay mais desafiadora. IA também seria capaz de reconhecer as emoções do jogador e agir de acordo, criança uma experiência mais imersiva.”

Vale também destacar que segundo o acordo entre as duas empresas, a Quantum Solutions além de prestar suporte para o desenvolvimento de SHALLAH, também se tornaria dona da propriedade intelectual do jogo.

Projeto de Tabata no Metaverso

Em março de 2023, Hajime Tabata também havia revelado o projeto Ryugukoku em parceria com o governo japonês. Ryugukoku seria uma “estrutura no metaverso” para abrigar plataformas de metaverso menores controladas por empresas e que também teriam “elementos de RPG próprios”

Ryugukoku seria uma forma segura de explorar negócios com não só com o metaverso, mas também com NFT e se transformar na “zona economiza japonesa do metaverso” sem deixar de lado o entretenimento dos seus usuários.

Antes de fundar o próprio estúdio na forma da JP Games, Hajime Tabata já havia sido diretor de jogos como Final Fantasy Type-0, Final Fantasy VII Crisis Core e também chegou a dirigir um título principal da série em Final Fantasy XV durante o seu tempo na Square Enix.