Em entrevista concedida para o site Vooks, Keisuke Miyauchi, diretor de Octopath Traveler II, falou sobre as novidades no sistema de batalha do novo game da Square Enix.

Muito elogiado por críticos pela capacidade de melhorar um jogo que já era considerado excelente, Octopath Traveler II não inovou tanto no quesito sistema de batalha. Isso não quer dizer, porém, que a Square Enix não separou tempo para pensar no que poderia ser feito para trazer algum tipo de novidade nesse departamento.

É aí que surge o Latent Power, um sistema muito similar ao Limit Break da franquia Final Fantasy e que adiciona mais profundidade e, principalmente, mais intensidade ao combate do jogo, evitando repetições:

“Incluímos o sistema porque queríamos injetar mais drama nas batalhas. O fluxo básico da batalha na série Octopath Traveler é atacar o ponto fraco de um inimigo para abrir suas guarda e, em seguida, acertar ataques poderosos enquanto eles estão vulneráveis. Se esse ciclo fosse só isso, às vezes se tornaria repetitivo, então adicionamos o sistema de Latent Power que permite ao jogador mudar proativamente a situação do campo de batalha a seu favor.”

O Latent Power também permitiu que o time de desenvolvimento pudesse trabalhar em uma maior variedade de inimigos, além de tornar os combates mais dramáticos, criando situações onde o novo sistema pudesse ser a diferença entre a vitória e a derrota:

“A maneira como isso dá ao jogador vantagens em combate também nos permite fazer inimigos chefes com uma variedade maior de ataques e padrões de lógica de batalha. Nosso objetivo era criar oportunidades para os jogadores experimentarem seus próprios momentos dramáticos individuais, como derrubar um chefe poderoso que estava prestes a matá-los porque eles foram capazes de usar seu poder latente no momento certo.”

Octopath Traveler II
Octopath Traveler II. Reprodução: Square Enix

O game é a sequência de um dos maiores sucessos da Square Enix nos últimos anos. Sua história se passa em Solistia, um mundo composto por dois continentes, um oriental e um ocidental, separados pelo mar, fazendo que os jogadores acompanhem a jornada de oito viajantes de diferentes regiões e com diferentes motivações.

Octopath Traveler II já está disponível para Playstation 4 e 5, Nintendo Switch e PC. Confira nossa crítica do jogo abaixo: