Em postagem feita ontem em seu perfil no Twitter, o diretor Yuji Naka falou com detalhes sobre sua saída de Balan Wonderworld e suas desavenças com a Square Enix.

Conhecido por ter criado Sonic the Hedgehog, Naka também esteve envolvido na produção de Nights into Dreams e Phantasy Star Online. Mais recentemente, o diretor esteve a frente da produção de Balan Wonderworld, jogo desenvolvido pela Arzest e publicado pela Square Enix, que rendeu diversas críticas negativas ao estúdio e ao diretor.

Porém, de acordo com o próprio, Naka foi removido da direção do jogo antes de poder finalizá-lo e de forma abrupta, o que levou o diretor a abrir um processo judicial contra a Square Enix:

“Eu fui removido da posição de diretor de Balan Wonderworld cerca de meio ano antes do lançamento, então eu abri um processo judicial contra a Square Enix […] Isso foi feito pelo produtor, pelo chefe de marketing, pelo chefe de som, pelo diretor administrativo e pelo RH.”

O diretor também conta que, de acordo com os documentos do processo, houveram dois motivos para seu desligamento do projeto antes do término – durante uma das promoções pré-lançamento do game, um arranjo feito por um Youtuber foi utilizado como trilha sonora ao invés da faixa original do game, e Naka insistiu para que a faixa fosse lançada e que o compositor do jogo não fosse um ghostwriter. Após isso, Naoto Ohshima e Noriyoshi Fujimoto conversaram sobre o relacionamento da Square com a Arzest e como ele estaria arruinado por conta de comentários que Naka teria feito com o intuito de melhorar o jogo.

Esse segundo ponto, em particular, também foi o foco de Naka no restante de seus comentários sobre o caso, onde ele cita o desenvolvimento de Sonic the Hedgehog como exemplo de conserto de bugs e implemento de mecânicas feitos no último momento antes do lançamento:

“Acredito que todo esforço deve ser feito para tornar os jogos o melhor possível até o fim, para que os fãs de jogos gostem do que compram. […] Para Sonic the Hedgehog, 2 semanas antes de finalizar, uma alteração foi feita para que se você tiver mesmo 1 anel, você não morrerá. Esta regra agora bem conhecida foi o resultado de melhorar o jogo até o fim, e as pessoas de todo o mundo gostaram disso.”

Naka finaliza suas declarações falando sobre como se arrepende do estado em que Balan Wonderworld foi lançado, se sentido decepcionado e que gostaria de ter lançado um jogo apropriado para as expectativas:

“Estou realmente desapontado que um produto em que trabalhei desde o início tenha ficado assim. […] Eu pessoalmente lamento que Balan Wonderworld tenha sido lançado ao mundo em um estado inacabado. Eu queria considerar todos os tipos de coisas e lançá-lo como um jogo de ação adequado.”

As traduções das falas de Yuji Naka foram baseadas no usuário do Twitter Cheesemeister, que disponibilizou a tradução em inglês dos posts do diretor.

Balan Wonderworld foi lançado em 26 de março de 2021 para todas as plataformas atuais, sendo prontamente criticado por especialistas: atualmente, sua versão para Playstation 4 tem nota 44 de 100 no site Metacritic, com sua gameplay, bugs e falta de variedade sendo os principais pontos da crítica.

Veja também: