Durante o evento The Game Awards (TGA) Phill Spancer esteve no palco para diversos anúncios, entre eles foi mostrado de relance o sucessor do Xbox One, o Xbox Series X. Agora, foram reveladas  hoje (24) no site da Xbox as especificações técnicas e objetivos que o o lançamento do produto busca alcançar om os consumidores.

Nos dados divulgados é colocado em destaque a busca do “equilíbrio e velocidade”, também comentando sobre as tecnologias que possibilitam a diminuição de espera, instalações e execuções de comandos. Outro ponto que é característico da marca Xbox  é possibilitar que  jogador não perca o que ele já tem, sendo possível portar para a nova geração. Desta forma, é comentado sobre a questão da retrocompatibilidade e a garantia de que o serviço Xbox Game Pass continuará a receber os lançamentos dos estúdios da Microsoft, assim como de lançamento doutras empresas que façam parceria.

Confira abaixo a tradução dos itens descritos na matéria lançada no site oficial do Xbox.

Novidades que equilibram a potencia e com a velocidade

  • Processador personalizado de próxima geração: O Xbox Series X é o console mais poderoso já desenvolvido por nosso processador de design personalizado, aproveitando as mais recentes arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD. Fornecendo quatro vezes o poder de processamento de um Xbox One e permitindo que os desenvolvedores aproveitem 12 TFLOPS de desempenho da GPU (Unidade de processamento gráfico) – duas vezes o de um Xbox One X e mais de oito vezes o Xbox One original. O Xbox Series X oferece um verdadeiro salto geracional no poder de processamento e gráficos com técnicas de ponta, resultando em maiores taxas de quadros, mundos de jogo maiores e mais sofisticados e uma experiência imersiva diferente de tudo o que se vê nos jogos de console.
  • Variable Rate Shading (VRS): Nossa forma patenteada de VRS permite que os desenvolvedores utilizem com mais eficiência toda a potência do Xbox Series X. Em vez de gastar ciclos de GPU uniformemente para cada pixel na tela, eles podem priorizar efeitos individuais em personagens de jogos específicos ou objetos ambientais importantes. Essa técnica resulta em taxas de quadros mais estáveis ​​e em alta resolução, sem impacto na qualidade final da imagem.
  • DirectX Raytracing acelerado por hardware: você pode esperar ambientes mais dinâmicos e realistas com o DirectX Raytracing acelerado por hardware – o primeiro para jogos em console. Isso significa iluminação realista, reflexões precisas e acústica realista em tempo real, enquanto você explora o mundo do jogo.

Tecnologia que aumentam  a imersão

  • Armazenamento SSD: Com o SSD de última geração, quase todos os aspectos dos jogos são aprimorados. Os mundos dos jogos são maiores, mais dinâmicos e carregam instantaneamente e as viagens rápidas são exatamente isso – rápidas.
  • Resumo Rápido: O novo recurso Resumo Rápido permite continuar vários jogos de um estado suspenso quase instantaneamente, retornando para onde você estava e o que estava fazendo, sem esperar pelas longas telas de carregamento.
  • Entrada de latência dinâmica (DLI): estamos otimizando a latência no pipeline de player para console, começando com nosso Xbox Wireless Controller, que aproveita nosso protocolo de comunicação sem fio proprietário de alta largura de banda quando conectado ao console. Com o Dynamic Latency Input (DLI), um novo recurso que sincroniza a entrada imediatamente com o que é exibido, os controles são ainda mais precisos e responsivos.
  • Inovação HDMI 2.1: firmamos parceria com o fórum HDMI e os fabricantes de TV para oferecer a melhor experiência de jogo por meio de recursos como o modo de baixa latência automática (ALLM) e a taxa de atualização variável (VRR). O ALLM permite que o Xbox One e o Xbox Series X definam automaticamente a exibição conectada para o modo de menor latência. O VRR sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros do jogo, mantendo visuais suaves sem rasgar. Garantir um atraso mínimo e a experiência de jogo mais responsiva.
  • Suporte a 120 qps: Com suporte para até 120 qps, o Xbox Series X permite que os desenvolvedores excedam a saída padrão de 60 qps em favor de realismo elevado ou ação rápida.

Uma geração baseada em jogos

  • Quatro gerações de jogos : Nosso compromisso com a compatibilidade significa que os jogos Xbox One existentes, incluindo o Xbox 360 compatível com versões anteriores e os jogos originais do Xbox, parecem e jogam melhor do que nunca. Seus jogos favoritos, incluindo títulos no Xbox Game Pass, se beneficiam de taxas de quadros mais constantes, tempos de carregamento mais rápidos e resolução e fidelidade visual aprimoradas – tudo sem a necessidade de trabalho do desenvolvedor. Seus acessórios para jogos Xbox One também são apresentados com você.
  • Entrega inteligente: Essa tecnologia permite comprar um jogo uma vez e saber que – esteja você jogando no Xbox One ou Xbox Series X – você está obtendo a versão correta do jogo em qualquer Xbox em que esteja jogando. Estamos assumindo o compromisso de usar o Smart Delivery em todos os nossos títulos exclusivos do Xbox Game Studios, incluindo o Halo Infinite , garantindo que você só precise comprar um título uma vez para jogar a melhor versão disponível para o console Xbox em que escolher jogar. Essa tecnologia está disponível para todos os desenvolvedores e editores, e eles podem optar por usá-la para títulos que serão lançados no Xbox One primeiro e chegarão ao Xbox Series X posteriormente.
  • Xbox Game Pass: além dos jogos de quatro gerações de consoles, nosso serviço líder de assinaturas de jogos, o Xbox Game Pass, continuará a ter nossos jogos primários , como o Halo Infinite , incluídos em seu lançamento. Esperamos que milhões de vocês vivenciem o portfólio Xbox Game Pass e mergulhem em uma profunda biblioteca de jogos de alta qualidade, jogando aqueles que amam agora e também descobrindo sua próxima grande aventura.