A primeira coisa que você fará quando começar Elden Ring é escolher uma classe e um presente inicial. Elden Ring é um jogo que te permite ser bem livre com qual direção o seu personagem pode tomar e escolher uma classe e depois descobrir que ela não funciona totalmente com você pode se tornar um incomodo por alguns níveis iniciais.
Aqui vamos não só dar uma breve descrição de cada classe, como também indicar as melhores opções para seu presente inicial.
Vagabond
Vagabond é uma classe focada em armaduras pesadas e em um equilíbrio de força e destreza para tirar o máximo de armas que escalam com ambos.
Vagabond também é uma boa classe caso você queira focar em armas de duas mãos já que ele já vem equipado com uma alabarda além da clássica dupla de espada e escudo.
Contudo, em todos os atributos relacionados a magia o vagabundo sai perdendo. Ele pode acabar sofrendo caso você queira usar algum encantamento que complemente o seu estilo de jogo, te forçando a comprar níveis demais para certo atributo enquanto poderia focar mais na sua força ou stamina.
Guerreiro
Guerreiro é uma classe corpo-a-corpo mais focada em causar o máximo de dano possível enquanto você dança em volta do inimigo, jogando qualquer opção defensiva pela janela.
Essa classe vem equipada com uma armadura leve e duas espadas curtas. Guerreiro vêm com um foco grande em destreza e também com alguns pontos a mais em Mente, um atributo que determina quantas magias você pode utilizar e isso é para incentivar a maior frequência de uso de Ashes of War, além de abrir uma porta caso você queira complementar seu repertório com alguma magia no futuro.
Herói
Herói é uma classe mais direta ao ponto pro arquétipo comum que os jogadores costumam seguir em jogos da série Souls, com foco em força e vigor na distribuição de status e armas rápidas e de médio alcance usadas em conjunto com escudos. Ele vêm equipado com um machado de batalha e um escudo.
O alto foco em força, ignorando destreza, também torna o herói uma boa alternativa caso você foque em usar armas de duas mãos.
Astrólogo
Astrólogo é a classe focada em magia e feitiços ofensivos do jogo, porém ela também tem alguns pontos em destreza caso você gaste toda sua barra de magia.
O astrólogo vêm equipado de um cajado para conjurar suas duas magias iniciais, uma para uso contra alvos únicos e a outra voltada para uso contra grupos.
Você vai querer focar em mente e inteligência principalmente e talvez alguns pontos em destreza caso algum inimigo chegue perto demais e você tenha uma arma rápida para se defender.
Profeta
Enquanto astrólogo é a classe focada em inteligência e magias ofensivas, o profeta se foca em encantamentos e o ocasional ataque físico, com um alto atributo em fé e atributos mais consideráveis em força e destreza.
Profeta vêm equipado de uma lança curta e duas magias iniciais, uma que cura e outra que dispara uma breve rajada de fogo a sua frente.
Seu curso de ação com o profeta será alternar entre os ocasionais ataques e usar magias que exploram as fragilidades dos inimigos.
Prisioneiro
O prisioneiro é um meio que o contrário do Astrólogo. Enquanto o Astrólogo quer usar principalmente magias ofensivas e complementar seu kit com armas de destreza, o prisioneiro quer cutucar seus inimigos com rapieiras e armas rápidas e complementar seu arsenal com magias ofensivas no intervalo entre ataques, focando principalmente em destreza e também alguns pontos em inteligência para garantir que você terá acesso a mais magias.
Além das adagas, as rapieiras também podem usar Parry como uma ash of war e isso complementaria o seu repertório com uma opção defensiva para a classe de prisioneiro.
O prisioneiro vêm armado com uma rapieira, um cajado e um escudo com a Ash of War de Parry.
Bandido
Bandido é uma classe que quer evitar o combate propriamente dito e prefere abordar cenários de outras formas, sendo a distância com seu arco ou sorrateiramente com ataques críticos da sua adaga. Eles vêm com o maior status sendo Arcano, aumentando a frequência de você encontra itens pelo cenário que podem ser usados para manter sua distância no combate.
Em Elden Ring você ainda terá que enfrentar chefes sufocantes e sua armadura não ajudará muito nesses combates mais diretos. Porém você terá acesso a uma adaga, um arco pequeno e um pequeno escudo com a habilidade de Parry, abrindo a guarda de seus oponentes para causar um ataque crítico.
Bandido é uma classe muito frágil, mas que se beneficia bastante de um foco em destreza, efeitos especiais e debuffs que suas armas podem aplicar, além de que adagas também podem usar a Ash of War de Parry e isso permite empunhadura dupla de adagas e aumento significativo no dano sem perder a “segurança” que um parry te dá.
Samurai
Samurai é um faz tudo de dano físico. Ele tem força, destreza, vigor e stamina equilibradas e já vêm com uma katana que causa sangramento, uma Ash of War excelente chamada desembainhar e um arco para ataques a distância além da armadura que fornece uma proteção decente.
Samurai pode ter uma evolução complicada já que você pode acabar encontrando armas mais interessantes e que não escalonam tão bem com o foco dividido latente da classe, mas ela com certeza causará muito estrago nas mãos corretas.
Confessor
O Confessor vem equipado de um escudo que nega 100% do dano, uma espada, armadura não muito pesada e um sigilo que te permite usar um dos dois encantamentos iniciais da classe.
Confessor é uma classe que tem como foco principal Força e Fé. É uma boa alternativa se você quiser começar um personagem com temática de Paladino.
Miserável
Miserável é a classe nível 1 do jogo.
Você só terá acesso a clava inicialmente e pode ser bem mais difícil se virar com essa classe.
O que ela oferece de valioso ao jogador é que como ela começa no nível 1, ela ganha níveis muito mais rápido e você pode definir exatamente como você quer a sua build. O Miserável é uma classe recomendada só para os que já são experientes com o jogo e sabem exatamente que tipo de personagem querem fazer.
O Melhor presente inicial
O jogador tem algumas opções de quais itens “bônus” ele pode ganhar no começo de um novo jogo e das 9 opções, não são todas escolhas razoáveis. As principais a serem comentadas são: Gold Seed, 2 Stonesword Keys e Lands Between Rune.
Gold Seed é um item que adiciona uma carga para o seu frasco de vida, algo extremamente valioso em Elden Ring já que muitas lutas podem ser decididas por quanto tempo você consegue se manter de pé.
Stonesword Key é um item consumível, ele pode abrir portas especiais que frequentemente contém peças de equipamento ou magias valiosas e como presente inicial você não só ganha uma chave, mas sim duas. Esse presente inicial tem um potencial de valor bem alto, mas só se você saber exatamente o que você quer e onde conseguir.
Lands Between Rune é um item que confere um número fixo de runas ao jogador e seu maior valor é encontrado caso você escolha a classe de Miserável para o seu personagem. O Miserável começa o jogo no nível 1 e é um quadro em branco para aqueles que sabem exatamente qual build querem construir e a Lands Between Rune é um bom impulso logo de começo te permitindo comprar alguns níveis.