[Entrevista] Apocalypse Now foi uma das inspirações para Outriders – A convite da Square Enix e da People Can Fly, O Megascópio entrevistou o creative director, Bartek Kmita e o lead game designer, Piotr Nowakowski, sobre Outriders, o novo RPG-Shooter. Além disso vale frisar que o game além de contar com cross play, foi inteiramente dublado para português-BR. Confira abaixo a transcrição:
Quando perguntados sobre os jogos mais recentes que também tiveram essa temática e não tiveram o desempenho esperado por suas empresas, Piotr comentou sobre os diferenciais que eles acreditam que possam atrair esse público:
“…não queremos comparar Outriders com outros títulos e o game foi feito com muito esforço, a parte do modo história, as mecânicas dos elementos de RPG. Eu acredito que essa combinação de elementos é muito promissora e eu acredito que é algo bem diferente do que temos atualmente no mercado de jogos”
“Tentamos fazer a nossa abordagem, com as mecânicas do gênero, mecânicas de movimento para dar mais liberdade. Não é um game sobre “escolher o melhor item no jogo” ou apenas “ter o mais alto level”. É um jogo que você tem que achar suas ferramentas e decidir como as combinar e onde e quando usar para assim criar o seu personagem e ser capaz de lidar mais os maiores desafios do game.” disse Bartek Kmita complementando a fala do colega de equipe. “…Vamos fazer que vocês lutem para conquistar essas ferramentas… Eu acredito que elas fazem Outriders ser único.” finalizou.
“… quando você está atirando, não é apenas realizar essa ação e sim saber combinar com as suas habilidades para intensificar o seu ataque. Você constantemente usará em uma mão uma arma e na outra suas habilidades.” revelou Piotr Nowakowski.
O site 3DJuegos questionou a equipe sobre uma possível versão dedicada a nova geração de consoles e Bartek e Piotr responderam:
“Sim, vocês podem esperar uma versão com melhores gráficos, melhor perspectiva, mas essa nova geração saiu quando nós já estávamos desenvolvendo o Outriders, então pode ser que demore um pouco; mas nós já estamos trabalhando nisso. Nós não queremos confirmar nada agora e nem fazer promessas, mas sim, o que eu posso confirmar oficialmente é que já estamos trabalhando em cross saves (entre PS4 e PS5), uso de atividades de dados e mais detalhes do modo história.”
Quando questionados sobre o quão desafiador foi criar essa diversidade de combates e classes realmente diferentes, Piotr Nowakowski disse:
“É realmente desafiador, pois quando você dá mais liberdade, é mais difícil e trabalhoso o desenvolvimento. Eu acho que com a experiência de outros shooters que nós tivemos é realmente difícil desenvolver um ciclo de jogo (loop of gameplay) e quando nós tentamos fazer mais e demos mais liberdade aos jogadores, e agora também com mais opções de escolhas, as coisas ficam bem “loucas”.
Por causa disso tivemos que mudar muitas coisas ao longo do desenvolvimento, como por exemplo uma sobre a classe base, nós daríamos todas essas habilidades, mas os desenvolvedores perceberam que ninguém sabia o que fazer e começamos a fazer classes para auxiliar nesse quesito. Na verdade isso funciona mais como um direcionamento para que o jogador compreenda mais do jogo e fique familiarizado… Isso na verdade se tornou um elemento positivo, pois agora vamos ver os jogadores fazendo diversas builds diferentes e que nunca pensamos em montar.”
Após ambos falarem que estão orgulhosos do game e que mal podem esperar para que as pessoas comecem a jogar, Bartek Kmita disse que o jogo pode ser bastante desafiador, mas também ajustável para que todos consigam aproveitar o modo história.
“[risos intensos] é difícil falar que nos inspiramos em algum material em especial, mas para ser honesto a equipe colocou bastante de suas experiências de vida no game, como também filmes, jogos e livros que já leram. É curioso que as vezes a nossa inspiração está dentro de nós e não “fora”. Mas é claro se eu tivesse que citar um, seria o “Apocalypse Now”, mas nosso objetivo nunca foi fazer com que o filme fosse a nossa inspiração.”
“Eu consigo entender que muitas pessoas também vão conseguir ver diversas referências ao gênero em algumas side questS [risos intensos por quase ter dado spoiler] e no background, mas algumas não, e é isso.” disse Piotr Nowakowski.
O assunto depois foi para um tópico bastante comentado atualmente, após o desastre que ocorreu com Cyberpunk, muitas empresas estão aderindo o “Launch when ready“, ou seja, lançar quando estiver pronto.
“A gente acredita que sim [risos], fizemos muitas alterações e ajustes em Outriders e esperamos ter uma boa experiência no lançamento. Claro que ainda vamos conferir alguns ajustes antes do lançamento definitivo… Sempre tem um custo extra quando se faz esse tipo de coisa, mas a Square Enix sempre foi muito legal conosco… A indústria de games é muito complexa, tudo pode acontecer e você não pode prever tudo.”
“Não são todas as desenvolvedoras que tem a oportunidade de fazer isso (“Launch when ready”), mas ainda bem que nós temos… graças a Square podemos polir bem o jogo e conseguimos finaliza-lo”.
Por fim foi perguntado sobre o caminhão (uma espécie de jeep) que está sempre presente nos trailers e nas gameplays, será que ele poderá ser usado? Confira:
“[risos intensos] ele é parte do seu time, mas os jogadores não poderão dirigi-lo… Ele é apenas para transportar alguém que está se juntando ao time e coisas desse tipo. Como é algo que os jogadores já vão estar familiarizados, demos a oportunidade de você customizá-lo e que também desbloqueie algumas coisas para o caminhão… Ele é apenas algo adicional [risos intensos]”
Outriders estará disponível a partir de 1 de abril de 2021 para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series S|X, PC e Google Stadia. Um demo estará disponível a partir de 25 de fevereiro para as mesmas plataformas. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do jogo.