A Epic Games Store irá lançar um novo sistema será mais compatível não só com o da Steam, da Valve, mas também com semelhas aos sistemas vistos nos consoles. Desde seu lançamento a plataforma de jogos digitais foi criticada por não adotar um sistema já semelhante ao de seu concorrente.

O sistema de conquista são classificadas em quatro níveis: Bronze, Prata, Ouro e Platina, cada uma com diferentes pontos de experiência. Quando o jogador atingir 1000 XP determinado jogo a Conquista Platina é concedida. Uma página para rastrear e compartilhar as conquistas  também será adicionada, ficando registrado na biblioteca dos jogadores.

Analisando os elementos divulgados no sistema implementado na Epic Games Store podemos ver uma mistura do Xbox/Steam com a utilizada pela Sony no PlayStation. Semelhanças com a Xbox e Steam está em utilizar o termo conquista e a possível totalidade de cada jogo em 1000 pontos, no caso considerando XP. Já com o PlayStation está a Platina, normalmente ligada a completude dos demais troféus, e consideração de nível.

Confira o tweet:

Em seu anuncio a Epic diz estar entusiasmada em lançar o sistema de conquistas na plataforma. As adições também incluem ferramentas para que os desenvolvedores ativem as conquistas na plataforma de forma rápida e fácil.

De acordo com a Epic Games, nem todos os jogos terão acesso ao recurso Epic Achievements logo em seu lançamento. Os jogos que estarão são: Rocket League, Hades, Pillars of Eternity, Kena: Bridge of Spirits, Zombie Army 4 e Alan Wake Remastered. A Epic Games espera que mais jogos entrem no novo sistema ainda este ano.

Ainda de acordo com o anuncio, o novo sistema de conquistas será adicionado na próxima semana, semana do dia 11 de outubro.