Ex-roteirista da Bioware tem ressalvas com série de Mass Effect – Recentemente, foi divulgado pelo site Dead Line que uma série baseada no jogo Mass Effect está em negociação entre a Amazon Studios e a Eletronic Arts. Entre possibilidades animadoras e preocupantes, David Gaider, ex-roteirista dos jogos da BioWare, não é muito fã da ideia.

Como Gaider publicou em seu twitter, o problema que a adaptação pode apresentar é a passividade da série como mídia em comparação ao RPG. Essa diferença já contradiz a ideia do jogo, que permite a criação do personagem e escolhas importantes que mudam o destino da narrativa e personagens secundários.

“A série terá que escolher se o protagonista será masculino ou feminino. E, pronto, logo de cara você vai desagradar uma parte dos fãs. […] Os protagonistas são criados como um quadro branco, que é preenchido pelas decisões do jogador. Mas o protagonista terá sua própria personalidade… e sua própria história na série. Isso é esquisito.”

A thread feita em seu twitter deixa claro o apoio do roteirista para a produção de uma série original, sem dependência com os jogos. Mas que mesmo com essa abordagem a série possa ser uma “série de fantasia e ficção científica genérica”.