FE foi desenvolvido pelo estúdio sueco Zoink Games e é o segundo jogo do programa independente EA Originals. Nesta solitária e bela jornada, o jogador controla uma pequena criatura chamada FE e vai desbravar um mundo de cores vibrantes e cheios de seres especiais.

A JORNADA

Nesse jogo a comunicação é tudo, FE além de desbravar os perigos das florestas, ele precisa da ajuda de outros animais para continuar sua jornada e para isso “você precisa sempre ser gentil com os animais” e claro, aprender os respectivos “idiomas” de casa espécie.

A mecânica do jogo além de cativante, também se encaixa perfeitamente com o Switch, levando assim o jogador a interagir ativamente com o aprendizado dessas novas línguas. Logo nos primeiros minutos de jogo, você pode perceber que o sistema de cantos é o que move o game, fazendo assim com que o jogador resolva puzzeles para avançar por cada região.

Por ser um jogo que tem livre exploração, o jogador pode rapidamente seguir o caminho da narrativa, ou não. Se você optar por uma jornada mais demorada, o jogador pode conseguir novas habilidades e coletar diversos cristais das respectivas áreas, o que de fato é recompensador, mas cuidado, por ser um mapa altamente explorável e vertical -e com alguns bugs- você pode cair facilmente nos obstáculos e terá que refazer uma boa parte do caminho –o que pode te frustrar-.

UMA MECÂNICA INTERESSANTE

FE se mostra como um jogo reconfortante e delicado, assim como seus animais que habitam nesse mundo diferenciado, apesar de ser um jogo com uma trilha sonora linda e com mapa de encher os olhos, às vezes os cenários não se tornam mais tão atrativos assim, pois acabam se ficando bem semelhante a regiões anteriores.

O jogo não se deixa abalar por esse ponto negativo, até porque o jogador acaba se divertindo com FE explorando os itens presentes no mapa e interagindo com o cenário, seja saltando de uma árvore para outra ou até mesmo “pegando uma carona” nos animais para achar novos caminhos. Apesar do jogo não oferecer uma clareza no propósito da jornada de FE, a mensagem da conexão entre a floresta e os animais é bem clara. Vale frisar que a narrativa se utiliza de visões cedidas por uma pedra e diversas pinturas espalhadas pelo mapa o que deixa a narrativa um pouco turva.

Por ser um game que tem poucas horas de duração, FE não é um jogo com uma experiência tão cansativa –apesar de flertar com o tédio– , embora tenha inúmeros mapas quase que semelhantes, sua mecânica torna a jornada do pequeno ser mais interativa e cativante. FE está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Lembre-se, ao chegar perto de um animal, cante com delicadeza.

NOTA: 3,6 / 5