Em postagem no blog da Square Enix na última sexta (14), Motomu Toriyama falou a respeito da ausência dos Murmúrios em Final Fantasy VII Rebirth.
Entidades introduzidas em FFVII Remake, os Murmúrios agiam como protetores da linha do tempo do FFVII original e que, por consequência, acabaram entrando em conflito com Cloud e seus companheiros. Após o combate, as entidades são destruídas, dando a entender que alterações na linha do tempo dos novos jogos serão algo mais frequente a partir de agora.
Para esclarecer algumas dúvidas, Toriyama, co-diretor do game, comentou sobre os personagens, confirmando sua ausência em Rebirth:
“Como diz no final do jogo ‘A Jornada Desconhecida Continuará’, e Cloud e seus amigos estarão nessa jornada por mais um tempo ainda. Daqui em diante, os Murmúrios não podem mais agir para manter a linha do tempo destinada, então os fãs podem esperar para ver que tipo de futuro aguarda essa equipe.”
Toriyama também aproveitou a oportunidade para falar sobre a semelhança dos chefes Rubrum, Viridi e Croceo, do Remake, tem com Kadaj, Loz e Yazoo, personagens de FFVII Advent Children: de acordo com o co-diretor, os Murmúrios são capazes de “formar monstros de todas as memórias no fluxo do tempo”, seja do presente ou do futuro.
Por fim, o diretor também afirmou que não ficou preocupado com os jogadores não entenderem os significados dos flashes que Cloud tem durante o jogo, pois nem mesmo o próprio protagonista entende o que está acontecendo ainda.
Já Naoki Hamaguchi, também co-diretor do game, comentou sobre a expansão de Rebirth e como a equipe de desenvolvimento está trabalhando bastante no mapa aberto que o jogo terá:
“A equipe de desenvolvimento está trabalhando duro no segundo jogo, no qual a história se afasta de Midgar e se expande […] E não é só a história! Estarei trabalhando dia e noite para garantir que o design do jogo também ofereça uma jornada ainda mais emocionante e esteja repleto de ainda mais surpresas do que o primeiro jogo.”
Final Fantasy VII Rebirth estará disponível no verão brasileiro, entre 2023 e 2024.
Veja também:
- Final Fantasy XIV: All Saints’ Wake 2022
- Final Fantasy VII: The First Soldier terá seus servidores fechados em 2023