Na última Letter From The Producer LIVE tivemos uma apresentação focada nas atualizações que os jobs existentes irão receber em Final Fantasy XIV.

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A primeira atualização no sistema de jobs em Final Fantasy XIV é que agora o jogador poderá escolher entre manter ou desligar a opção “Action Change”. Action Change seria uma forma de diminuir a quantidade de botões necessários para se ter todo o arsenal de seu personagem, permitindo que ações que seguem uma sequência lógica sejam alocadas a um só espaço na sua barra de ações.

Outra atualização mencionada foi que, devido à necessidade de adicionar mais habilidades aos jobs, mudanças foram realizadas e habilidades antigas foram retrabalhadas para garantir que a rotação dos jobs fluam melhor. Alguns jobs terão uma mudança mais drástica na sua rotação, mas todas as mudanças são feitas baseadas em feedback da comunidade e com a finalidade de facilitar o uso de cada job.

Tanks

Final Fantasy XIV
Reprodução: Square Enix

A mudança geral realizada nos Tanks será que Reprisal, a habilidade que diminui dano causado pelos inimigos, terá sua duração aumentada para 15 segundos. Tanto Rampart, que é a habilidade que diminui dano recebido em 10% quanto a habilidade individual de cada tank que mitiga o dano recebido em 30% também receberão upgrades. 

Paladin:

  • Atonement não será mais uma habilidade que pode ser realizada 3 vezes seguidas, no seu lugar a habilidade irá se transformar em follow-ups diferentes, mas ainda manterá a idéia de um combo em 3 partes.
  • Uma nova ação será adicionada ao final de Blade of Valor. Paladin já tinha ganhado um combo especial em Endwalker e em Dawntrail ele ganhará mais um grande finalizador.
  • Goring Blade, a ação que causa dano sobre o tempo do Paladin agora só poderá ser utilizado dentro da janela de efeito de Fight or Flight, o buff de dano físico pessoal do job.

Warrior:

  • Uma nova ação será adicionada após 3 usos de Fell Cleve/Decimate durante a janela de ativação de Inner Release.
  • Uma nova ação será adicionada após o uso de Primal Rend.

Dark Knight: 

  • Blood Weapon, o buff pessoal do Dark Knight será transformado em Delirium que anteriormente era uma habilidade apenas de dano. Os efeitos de Blood Weapon serão adicionados a essa nova forma de Delirium. Essa mudança é feita com a intenção de reduzir a quantidade de botões necessários para o job.
  • Uma nova habilidade será adicionada após o uso de Living Shadow.

Gunbreaker:

  • Uma nova ação será adicionada após o uso de Fated Circle (através da habilidade Continuation).
  •  Um novo combo em 3 partes poderá ser usado após Bloodfest e esse combo não custará o recurso de Cartridge.
  • Sonic Break, a ação que causa dano sobre o tempo do Gunbreaker agora só poderá ser utilizada dentro da janela de efeito de No Mercy, o buff pessoal do job.
  • Os produtores do jogo também comentaram que o job também ganhará uma grande habilidade chamada “End of Heart” ou “Lionheart”.

Melee DPS

Final Fantasy XIV
Reprodução: Square Enix

As mudanças gerais nos DPS melee são o aumento de potencial em Second Wind, uma habilidade que recupera uma fração dos seus pontos de vida e Feint, a habilidade que diminui dano causado pelo inimigo terá a duração aumentada para 15 segundos.

Monk:

  • Monk terá uma grande mudança na sua dinâmica agora que ele não terá mais que gerenciar buffs ou habilidades de dano sobre o tempo, mas agora realizar as habilidades em uma certa ordem pode aumentar a potência da próxima ação. Os desenvolvedores asseguram que a dinâmica irá se manter a mesma,
  • Durante a janela de ativação de Brotherhood, Monk poderá acumular até 10 pontos de Chakra. Essa mudança foi feita com a intenção de evitar desperdício.

Dragoon:

  • A quinta ação no combo de alvo individual será alterada para não requerer posicionamento e será chamada Dragonsbane. Fang and Claw e Wheeling Thrust se transformarão em Dragonsbane após seu uso.
  • Para facilitar o máximo de dano causado no início da batalha, Life of Dragon irá estar disponível sem precisar acumular recurso da Dragon Gauge no início do combate.
  • Para reduzir o número de comandos realizados durante certas fases, algumas ações serão removidas ou ajustadas.

Ninja:

  • Huton irá se tornar uma trait, significando que a partir de certo ponto o tempo de recarga das suas habilidades principais irão sempre ser mais curtos. Huton em Dawntrail será um ataque em área que também irá dar o efeito de Hidden ao jogador.
  • Habilidades que antes interagiam com o antigo de efeito de Huton serão ajustadas de acordo.

Samurai:

  • Para facilitar gerenciamento, Tsubame-gaeshi se tornará o follow-up de Meikyo Shisui.
  • Hakaze, Tenka Goken e Midare Setsugeka que são os finalizadores do Samurai irão receber upgrade para novas habilidades.
  • Uma nova trait irá reduzir o tempo de recarga de Hissatsu: Guren e Hissatsu: Senei.

Reaper:

  • Plentiful Harvest agora não concederá 50 pontos na sua Shroud Gauge, mas sim permitirá que você use Enshroud diretamente.
  • Um novo finalizador será adicionado durante a janela de ativação de Enshroud.     

Ranged Physical DPS

FInal Fantasy XIV
Reprodução: Square Enix

Assim como os jobs melee, os jobs dessa categoria também vão receber um aumento na potência de Second Wind e a habilidade individual que diminui o dano recebido irá ganhar um upgrade para diminuir 15% do dano.

Bard:

  • As canções do Bard, Wanderer’s Minuet, Army’s Paeon e Mage’s Ballad agora são ações que não atacam o alvo.
  • Pitch Perfect será transformado em uma habilidade de efeito em área para facilitar o uso contra grandes quantidades de inimigos. 
  • Straight Shot Ready e Shadow Bite Ready serão fundidas em uma só ação.

Machinist:

  • Barrel Stabilizer não irá mais conceder 50 pontos de Heat Gauge e sim permitir o uso de Hypercharge.
  • Uma nova trait vai permitir o acúmulo de cargas para a habilidade Drill.

Dancer:

  • Uma nova ação será adicionada após Flourish.
  • Uma nova ação poderá ser realizada após o uso de Technical Finish que consumirá Esprit Gauge.
  • Uma nova habilidade irá conceder o buff de Standard Step sem a necessidade de realizar as Step Actions.

Ranged Magical DPS

Reprodução: Square Enix

As mudanças gerais dos jobs conjuradores são a redução do tempo de recarga de Swiftcast para 40 segundos e o aumento da duração de Addle para 15 segundos, que é a habilidade que diminui o dano causado pelo inimigo.

Black Mage:

  • A recuperação de MP do job agora está intrinsecamente ligada ao uso de magias de gelo durante o efeito de Umbral Ice.
  • Uma nova habilidade que reposiciona as Ley Lines será adicionada.

Summoner:

  • Summoner ganhará um novo summon na forma de Solar Bahamut, que seria uma fusão entre Bahamut e Phoenix que o job já utilizava.
  • Uma nova ação poderá ser utilizada após Searing Light que é o buff de dano em área para aliados.

Red Mage:

  • Manafication não irá mais conceder 50 pontos de mana branca e preta, mas sim permitir o uso do combo corpo-a-corpo aprimorado.
  • Assim como a rotação de alvo único, o novo combo corpo-a-corpo de efeito em área irá custar 50 pontos de mana branca e preta ao contrário dos atuais 60 pontos.

Healers

Reprodução: Square Enix

A única mudança que afetará todos os healers é a diminuição do tempo de recarga de Swiftcast para 40 segundos.

White Mage:

  • Uma nova ação será adicionada para permitir o rápido deslocamento do White Mage, semelhante à uma habilidade que Sage já possui.
  • Um novo ataque em área poderá ser utilizado até 3 vezes seguidas após o uso de Presence of Mind, que é o buff individual que diminui o tempo de conjuração de magias.
  • Uma nova Trait vai permitir acúmulos de Tetragrammaton que é uma habilidade fora do cooldown global que recupera vida do alvo. 

Scholar:

  • A nova habilidade Seraphism será adicionada que irá alterar a aparência do Scholar além de aumentar as suas capacidades curativas.
  • Um novo ataque em área poderá ser adicionado após Chain Stratagem, que é o buff de dano em área do job.

Astrologia:

  • O job terá um pequeno rework nas suas habilidades, agora podendo pegar 3 cartas do seu baralho de uma vez e sempre será no padrão de uma carta com habilidade defensiva, uma com habilidade ofensiva e uma com capacidades curativas.
  • Astrosigns serão removidos e logo a ação Astrodyne também será removida.

Sage:

  • Eukrasia, a habilidade que confere efeitos especiais a outras habilidades, agora irá auterar Dyskrasia II em Eukrasian Dyskrasia, um ataque em área que causa dano sobre o tempo.
  • Um novo buff para o grupo será adicionado onde o Sage poderá curar todo o time toda vez que ele usar uma habilidade.

Alguns outros detalhes não relacionados ao sistema de combate de Final Fantasy XIV também foram compartilhados nessa Live Letter especial e você pode conferir esses detalhes aqui. Você também pode conferir a Live Letter na integra aqui.

Final Fantasy XIV Dawntrail será lançado oficialmente no dia 2 de Julho de 2024 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC. Os jogadores que adquirirem a pre-order de Dawntrail terão acesso antecipado da expansão no dia 28 de junho.