Na mais recente Letter from the Producer Live de Final Fantasy XIV, a equipe de desenvolvimento do jogo revelou mudanças e updates nos jobs de combate assim como mais detalhes sobre os novos jobs e algumas atualização de qualidade de vida que estão por vir na expansão que será lançada em Novembro.
Após a transmissão iniciar com a nova tela de título do expansão e com o Job Actions Trailer demonstrando habilidades novas e alterações de cada job, o produtor e diretor Naoki Yoshida discorreu detalhadamente sobre as mudanças mais relevantes de cada Job e também particularidades dos novos Jobs.
Reaper
Como assinatura, Reapers usam uma Foice como arma e ataques da foice são intercalados com os ataques do avatar e ele também pode ser habitado pelo avatar para desferir ataques mais poderosos.
Reaper terá habilidades que contribuem com o grupo e um tipo particular habilidade de movimento que funciona como um portal expandindo a versatilidade do Job.
Reaper terá dois elementos de recurso na sua interface: Soul Gauge que é preenchida com habilidades comuns e o recurso pode ser gasto em ataques do avatar e a Shroud Gauge que é preenchida com ataques do avatar e pode ser gasta com uma transformação onde o Reaper é tomado pelo avatar e por alguns segundos tem acesso a habilidades devastadoras.
Sage
Possui todas as habilidades necessárias para um healer de barreira, é capaz de atacar e curar um aliado simultaneamente e usa recursos únicos para curas, buffs e ataques.
Cada ataque é capaz de aplicar um dano por tempo, “Adder’s Gall” é o recurso utilizado para executar barreiras instantaneamente e “Icarus” é um gap closer que vai proporcionar mobilidade.
Mudanças Gerais
Redução dos status: Como previamente anunciado, todos os valores dano, pontos de vida e experiência serão diminuídos. Os altos valores alcançados em Shadowbringers estavam começando a gerar problemas de comunicação entre jogadores e os servidores do jogo e essa medida foi tomada com a intenção de manter o código do jogo saudável por ao menos uma década a mais de atualizações no jogo.
Endwalker constrói em cima de Shadowbringers: Com Shadowbringers a equipe de desenvolvimento sente que criou uma base sólida de gameplay para todos os jobs. Todas as novas mudanças não vão afetar diretamente a identidade de gameplay que cada job tem atualmente no jogo e sim construir em cima dessa identidade, além de evitar o excesso de botões necessários para se jogar.
Cooldown de habilidades: Habilidades primárias em grande parte terão o cooldown alterado para 60 ou 120 segundos. Essa mudança vai permitir que janelas de burst dos jogadores se alinhem com mais facilidade.
Habilidades à distância não quebram combo dos jobs corpo a corpo: Atingindo somente os jobs de Tanks e DPS corpo a corpo, essa mudança permite que em lutas onde mecânicas pedem para o jogador se afastar do alvo, o jogador possa continuar mantendo algum fluxo de dano constante sem ser penalizado por isso.
Paridade de dano das armas: Os danos físicos e mágicos de armas com o mesmo Item Level serão igualados. O valor de potência das skills deve diminuir um pouco, porém como esses valores base de dano físico e mágico serão maiores, não deve haver uma mudança real no dano causado.
Mudanças nos Tanks:
Habilidades defensivas: Habilidades defensivas agora terão efeitos extras ou efeitos melhores dependendo do momento que serão usadas.
Gap closer: Habilidades utilizadas para se mover rapidamente até o alvo foram alteradas de 15 yalms para 20 yalms
Atualizações no Paladin:
- Requiescat: Em Shadowbringers, Requiescat pode ter efeitos diferntes dependendo do MP restante o Paladino possui, Agora a habilidade sempre vai funcionar da mesma maneira independente da quantidade de MP.
- Novo combo: A partir da habilidade Confiteor, um novo combo de 3 partes será inserido ao kit do Paladino.
Atualizações no Warrior:
- Efeitos de aumento de dano: Agora habilidades em área podem acionar ou estender efeitos de aumento de dano.
- Onslaught e Upheaval: Essas habilidades não vão mais consumir recursos da Beast Gauge.
- Inner Release: Sob o efeito de Inner Release uma nova habilidade poderá ser usada e terá um cooldown de 60 segundos.
- Onslaught: Essa habilidade terá 3 cargas agora e uma nova habilidade ligada a Onlaught permite mais mobilidade.
Atualizações no Dark Knight:
- Salted Earth: Essa habilidade em área agora será sempre disposta automaticamente ao redor do jogador e dará acesso a uma nova habilidade.
- Inner Shadow: O Simulacro ganhará novas ações para refletir as novas habilidades adquiridas.
- Delirium: Essa habilidade agora terá 60 segundos de Cooldown permitindo uso mais frequente da sua janela de efeito.
Atualizações no Gunbreaker:
- Gnashing Fang: Gnashing Fang agora mudará automaticamente para Savage Claw e Wicked Talon na hotbar para evitar uso excessivo de botões.
- Continuation: Agora Continuation poderá ser usado após Burst Strike
- Cartuchos: A quantidade de cartuchos que podem ser armazenados aumentará de 2 para 3 ao mesmo tempo.
Mudanças nos Melee DPS:
Feint: A habilidade agora reduzirá tanto o dano mágico quanto físico de um inimigo, porém Feint continua sendo mais efetivo contra dano físico.
Atualizações no Dragoon:
- Rotação em área: A rotação de com efeito em área do Dragoon ganhará novas habilidades.
- Nova habilidade: executar corretamente combos da rotação dará acesso a uma nova habilidade.
- Blood of the Dragon: Agora Blood of the Dragon será uma característica ao invés de um recurso que o jogador tem que manter ativo constantemente e as habilidades que usam Blood of the Dragon serão ajustadas.
- Spineshatter Dive: Agora a skill terá duas cargas
- Lance Charge: Agora estará disponível a cada 60 segundos ao invés de 90 segundos.
Atualizações no Monk:
- Greased Lighting: Agora Chakras será desbloqueado mais cedo e Greased Lighting foi removido completamente.
- Masterful Blitz: Após certas condições serem atingidas, Perfect Balance vai permitir o uso de Masterful Blitz, um ataque com variações que é determinado por quais habilidades foram usadas durante Perfect Balance.
- True Strike/Twin Snakes: Ambas as habilidades não vão mais ter requisitos posicionais.
- Shoulder Tackle: Essa habilidade será removida, porém no seu lugar será adicionada outra habilidade que permite o Monk se deslocar rapidamente para o alvo, seja aliado ou inimigo.
Atualizações no Samurai:
- Jinpu e Shifu: Habilidades com área de efeito agora podem aplicar esses buffs.
- Nova Habilidade: Uma nova habilidade semelhante a Tsubame-gaeshi será adicionada.
- Tsubame-gaeshi e Meikyo Shisui: Essas habilidades agora terão duas cargas.
Atualizações no Ninja:
- Raiton, Doton e Huton: Esses jutsus agora terão efeitos adicionais.
- Huton: Uma habilidade que tornará fácil aplicar o efeito de Huton será adicionada.
- Shadow Fang: A habilidade que causa dano por tempo será removida.
Mudanças nos Ranged DPS:
Habilidades de mitigação: As habilidades defensivas dessas classes agora terão o mesmo tempo de cooldown de 90 segundos.
Atualizações no Bard:
- Músicas: Cada uma das 3 músicas disponíveis terá uma nova ação atrelada que aplica buffs em todo o grupo.
- Apex Arrow: Essa habilidade agora terá um follow-up
- Wanderer’s Minuet/Battle Voice: Ambas as músicas agora terão um cooldown de 120 segundos cada.
Atualizações no Machinist:
- Chain Saw: Uma nova habilidade temática de motosserra será adicionada.
- Automaton Queen: Uma nova habilidade será adicionada à disposição da Automaton Queen.
- Reassemble: Essa skill agora terá duas cargas.
Atualizações no Dancer:
- Efeitos: Efeitos como Flourishing Cascade agora serão divididos pelas habilidades em área e habilidades de alvo único.
- Novas habilidades: Após completar Technical Finish, Improvisation e Devilment, novas ações estarão disponíveis.
Mudanças nos DPS Casters:
Addle: A habilidade agora reduzirá tanto o dano mágico quanto físico de um inimigo, porém Addle continua sendo mais efetivo contra dano mágico.
Atualizações no Black Mage:
- Enochian: Enochian agora se tornará uma trait e será ativada automaticamente quando sob o efeito de Umbral Ice ou Astral Fire.
- Novas Habilidades: Em certas condições, mudar entre Umbral Ice e Astral Fire pode tornar novas habilidades disponíveis.
Atualizações no Red Mage:
- Novo finalizador: Após o uso de Scorch, uma nova habilidade estará disponível.
- Verflare, Verholy e Scorch: Essas habilidades terão área de efeito e servirá como um finalizador da sua rotação contra grupos.
- Magic Barrier: Uma nova habilidade defensiva para o grupo.
- Mana: Agora se é necessário 50 pontos de Mana branca e Mana preta para a execução do combo corpo a corpo.
- Displacement e Engagement: Ambas as habilidades agora terão a mesma potência de dano.
Atualizações no Summoner:
- Dano por tempo: todas as habilidades que causavam dano por tempo foram removidas.
- Summons: Agora o Summoner pode invocar os Primals Ifrit, Garuda e Titan e não apenas suas versões Egi. Cada invocação fará o summoner ter ataques com propriedades elementais do Primal invocado.
Mudanças nos Healers:
Buffs individuais: Cada healer terá um novo buff individual próprio.
Habilidades ofensivas: Agora todas as magias de dano terão um global cooldown de 1.5 segundos.
Limit Break: O Limit Break nível 3 de Curandeiros agora terá um alcance de 50 metros.
Mudanças no White Mage:
- Nova Habilidade: Uma nova habilidade em área que é visualmente e funcionalmente distinta será adicionada.
- Holy: Uma nova tier de Holy será adicionada.
- Fluid Aura: Essa habilidade será removida.
- Divine Benison: Essa habilidade agora terá cargas.
Mudanças no Astrologian:
- Nocturnal Sect: Nocturnal Sect será removido e todas as habilidades restauradoras agora causam o efeito de Diurnal Sect automaticamente. Sob o efeito de Neutral Sect, as habilidades continuaram oferecendo efeitos de barreira.
- Redraw: Não terá mais cargas, porém poderá ser usado uma vez quando Draw for utilizado.
- Nova habilidade: Uma magia em área que causa tanto cura quanto dano será adicionada.
Mudanças no Scholar:
- Nova habilidade: Uma habilidade única será adicionada que aumenta a velocidade de movimento do grupo.
Job Actions Trailer
Uma nova live letter está marcada para o dia 6 de Novembro e contará com detalhes sobre crafting & gathering, updates sobre os modos de PvP e muito mais.
A expansão Endwalker será lançado dia 23 de Novembro e o MMO está disponível no PC, PS4 e PS5.