A nova FanFest de Final Fantasy XIV em Londres veio recheada de novidades sobre a nova expansão Dawntrail, a apresentação de um novo Job e até novas collabs vindo para Final Fantasy XIV.
Veja Também:
- Yoshi-P fala sobre a possibilidade de localização de FFXIV
- Entrevista | Yoshi-P fala sobre acessibilidade e diversidade em FFXVI
A apresentação começou com um trailer estendido, porém ainda não final, da nova expansão que mostra mais cenas e da música, além de apresentar o novo Job, Viper, como o job mascote da expansão.
Novo Job DPS: Viper
Viper será um job DPS corpo-a-corpo, seu design foi baseado no feedback dos jogadores pedindo por mais jobs que usam duas armas assim como Ninja.
Viper usa duas espadas de uma mão que se combinam para formar uma única arma, e se baseando no trailer especial do job, podemos supor que o gameplay do Viper deve alternar entre duas fases com suas próprias rotações de habilidades, uma para cada modo da arma.
Novas Areas
A nova expansão de Final Fantasy XIV se passará em Tural, também conhecido como “o novo mundo”, um continente inteiro ainda muito desconhecido do povo comum dos 3 principais continentes onde a história de FFXIV se focou até agora.
Em Yok Tural teremos a cidade principal da expansão, Tuliyollal, o novo centro de jogadores de Dawntrail.
Duas novas áreas que irão compor o cenário de Tural são Yak T’el e Urqopacha que foram apresentadas na última FanFest em Las Vegas, mas agora temos uma noção real de como essas áreas serão in-game.
Mais áreas que foram apresentadas somente em imagens e arte conceitual que também fazem parte de Tural são Kozama’uka e Shaaloni.
Kozama’uka é uma área de floresta mais densa e com um diversos rios que correm por toda a área e também pelas crateras e cavernas da região.
Já Shaaloni é mais reminiscente de uma área árida, onde um grande boom tecnológico está acontecendo devido a descoberta de depósitos de Ceruleum descobertos na área. Essa área também guarda um segredo muito importante para a história de Dawntrail.
Novidades de conteúdo
Como padrão de expansões passadas, o nível máximo de cada job será aumentado, de 90 para 100, e isso irá incluir tanto os jobs de combate quanto os jobs de crafting. Tivemos também uma pequena prova de como será o equipamento base do nível 100 dos jobs.
Uma nova tribo aliada será introduzida na forma dos Moblins, uma variante dos goblins que conhecemos em Eorzea que habitam as florestas de Kozama’uka. Eles são especialistas em coletar e obter itens e também muito versados na arte do comércio.
Tivemos imagens de novas dungeons, mesmo que tem muitos comentários para poder preservar a surpresa que nos aguarda no jogo final. Algumas apresentam o cenário de floresta já esperado, mas outras apresentam estruturas e formações vegetais curiosas e até uma dungeon com um cenário mais mecanizado.
Um novo inimigo que ganhou uma menção especial foi o Eliminator. Eliminator deve ser uma força opositora semelhante ao Valigarmanda que foi apresentado na FanFest de Las Vegas.
A Alliance Raid de Dawntrail também foi anunciada e será uma colaboração especial de Final Fantasy XI. A nova raid será chamada “Echoes of Vana’diel”
Também foram confirmados novas atualizações para:
- PVP
- Gold Saucer
- Hildibrand Quests
- Novos planos para Deep Dungeon
- Novo conteúdo similar a Island Sanctuary e Ishgard Restauration
- Um novo job limitado assim como Blue Mage
- Novas Variant Dungeons
- Novos Ultimates
Por último, mas não menos importante, será organizado um teste de estresse que será realizado entre os dias 21 e 27 de novembro para o fim de avaliar a possibilidade de um servidor na nuvem para FFXIV.
O teste será conduzido com um servidor na costa leste dos Estados Unidos e isso, de certa forma, é uma boa notícia para nós brasileiros, já que um servidor em nuvem abre a possibilidade de uma conexão com menos atraso e menos impedimentos para a execução de rotações mais elaboradas.
Colaborações especiais
Tivemos um trailer especial dando uma ideia melhor de como será a colaboração entre Final Fantasy XIV e Fall Guys. A colaboração deve render novos equipamentos estéticos e um minion para os jogadores que gostam de colecionar além das novas atividades especiais do Gold Saucer. A colaboração especial de Fall Guys será lançada dia 31 de outubro.
Outra colaboração especial anunciada na FanFest foi o evento especial entre Final Fantasy XIV e Final Fantasy XVI entitulada “The Path Infernal”! Desde antes do lançamento de Final Fantasy XVI fomos provocados com a possibilidade pelo produtor Naoki Yoshida, responsável pelos dois jogos, e a colaboração veio em tempo recorde.
Pelo trailer podemos ver que teremos uma luta especial contra Ifrit e ao finalizarmos o evento, teremos acesso ao equipamento de Clive assim como ganharemos Torgal como uma montaria e também como um minion.
Yoshida comentou que essa colaboração está sendo feita em paralelo com as DLCs planejadas para o jogo e também com a versão de PC. A collab entre FFXIV e FFXVI ainda não tem data definida para ser lançada.
Ainda há muito mais a ser revelado na próxima fanfest que será realizada no Japão no dia 7 de janeiro como a revelação do segundo novo job da expansão, o novo job limitado de Dawntrail, as atualizações e reworks de jobs já presentes no jogo, a nova série de raids e muito mais.
Final Fantasy XIV está atualmente disponível para PS4, PS5 e PC via Steam. A expansão Dawntrail será lançada no verão do hemisfério norte e deve trazer consigo também o lançamento oficial de FFXIV no Xbox Series.