Com inspiração em diferentes tipos de mídia com temas medievais, como Game of Thrones, Final Fantasy XVI também faz diversas referências às origens da franquia Final Fantasy.
Essa remontada ao começo da série já foi confirmada anteriormente pelo próprio produtor do game, Naoki Yoshida, que confirmou que toda a composição do início de FFXVI, desde a música, a revelação do título e até mesmo uma cena-chave, é inspirada no jogo original de 1987.
Essa homenagem também foi destacada por Hironobu Sakaguchi, criador do título original de NES, que fez comentários sobre as semelhanças entre os dois jogos no Twitter – o usuário Genki traduziu as falas de Sakaguchi, que você pode conferir abaixo:
Sakaguchi says FF16 opens with the Final Fantasy Prelude music just like FF1!
Yoshi-P said the opening of FF16 was inspired by FF1, which is his favorite FF game. He said the title screen showing up 2 hours into FF16 was an idea taken from the original Final Fantasy game! #FF16 https://t.co/xaI8ipnbmQ pic.twitter.com/fy3Kwys3jQ
— Genki✨ (@Genki_JPN) June 23, 2023
“Sakaguchi diz que FF16 começa com a música prelúdio de Final Fantasy assim como FF1! Yoshi-P disse que a abertura de FF16 foi inspirada em FF1, que é seu jogo FF favorito. Ele disse que a tela de título aparecendo 2 horas no FF16 foi uma ideia tirada do jogo Final Fantasy original!”
Final Fantasy XVI foi lançado no último dia 22 de junho, exclusivamente para Playstation 5. Você pode conferir a crítica do Mega sobre o jogo na íntegra, assim como mais curiosidades envolvendo o título e sua produção abaixo:
- Crítica: Final Fantasy XVI faz jus a franquia com tom brutal e épico
- Diretor de Castlevania, da Netflix, faz arte em homenagem a Final Fantasy XVI