Em conversa com o site GameSpot, os produtores de Final Fantasy XVI falaram sobre as ideias que deram origem aos Eikons.
Hiroshi Takai, diretor, e Naoki Yoshida, produtor, entraram em detalhes sobre o processo de desenvolvimento dos Eikons, as invocações do game. A ideia veio de um momento que Yoshida viveu durante a Tokyo Game Show 2014: o produtor estava tentando voltar para o estande da Square Enix no evento, mas o local estava extremamente cheio e havia muita dificuldade na locomoção; Yoshida, então, pensou sobre Ifrit e como seria bom poder virar uma criatura gigante para conseguir atravessar a multidão sem problemas. Abaixo você pode ver o produtor falando sobre esse momento:
How @FinalFantasy 16's devs came up with the idea of Eikons from a chaotic Tokyo Game Show experience 😅 @FF16_JP @SquareEnix
Full episode: https://t.co/qu0AQem8d8 pic.twitter.com/yYjdi4C2Qy
— GameSpot (@GameSpot) August 15, 2023
Yoshida pensou sobre um enredo onde os monstros fosse o principal ponto do jogo, juntamente com os cristais característicos da franquia Final Fantasy. Para o produtor, era interessante ver pessoas mantendo suas vontades quando em posse de um poder tão grande quanto os dos Eikons: o que Yoshida mais queria era fazer várias batalhas entre as criaturas ao longo do jogo, inclusive desde seu início, como no caso da luta inicial entre Phoenix e Ifrit.
A partir desse ponto, a equipe de desenvolvimento precisou encontrar formas de tornar viável a produção de criaturas tão massivas em cenas que precisavam ser extremamente detalhadas – Takai, diretor do jogo, destaca ao longo da entrevista como ele sempre pensava no aspecto prático, precisando trabalhar muito para conseguir colocar a visão de Yoshida no game.
Ambos também falam sobre a escolha de Ifrit como invocação principal: Yoshida demonstra certo carinho com a criatura, falando que Ifrit costuma ser uma das primeiras invocações conseguidas pelos jogadores em títulos de Final Fantasy e que ele acaba sendo deixado de lado por outros monstros mais poderosos. Coordenando esforços com Kazuya Takahashi, designer principal do game, Yoshida e Takai trabalharam Ifrit de uma forma mais heroica e com aspectos humanoides, tornando o personagem interessante para os jogadores.
Os desenvolvedores também falam sobre aspectos mais técnicos de certas cenas, como a coloração do fogo de Ifrit, a iluminação da batalha inicial entre Phoenix e Ifrit e mais – você pode conferir a entrevista na íntegra abaixo:
Veja também: