Veja o que a imprensa especializada está achando de Final Fantasy XVI. Os responsáveis pelo jogo, o produtor Naoki Yoshida, o diretor de localização Michael Koji e o diretor de arte Hiroshi Minagawa estavam em turnê para promover o próximo título da franquia Final Fantasy, que tem data da lançamento marcada para 22 de junho de 2023.
Sobre o material analisado, de acordo com os previews da imprensa, a demo que foi disponibilizada mostra as quatro primeiras horas do game, além da exploração do mundo do game: Valisthea. A demonstração mostra o começo da jornada do complexo protagonista Clive Rosfield, com direito a combates intensos envolvendo Elkons.
Confira um breve resumo da opinião dos jornalistas sobre Final Fantasy XVI:
O site Polygon elogiou Final Fantasy XVI dizendo que o jogo é brilhante, um épico moderno com inspirações de Game of Thrones e God of War, mas com a alma de um jogo de PS2 e mantendo a experiência pura de Final Fantasy.
O site aponta que um dos principais riscos que permeavam o jogo era que a expectativa que o jogo tinha de ser Blockbuster, poderia fazer com que a identidade de Final Fantasy pudesse ser perdida.
Mas que o resultado é o completo oposto, o título é sem dúvida um jogo de Final Fantasy, onde o espírito da franquia está intocado, com todos elementos lá. É grandioso, honesto e, principalmente, feito pelo coração. Algo que o lendário produtor Yoshi-P insiste em dizer: Feito com amor.
Sobre o jogo: O futuro de Final Fantasy XVI é brilhante, uma história que entrega tanto em um nível pessoal quanto global que serve de indicativo que um momento muito divertido está no horizonte para os jogadores.
Além do combate afiado e grandioso, o jogo causa uma imerso através de um conto de fantasia com seus elementos de RPG, onde é impossível não fazermos comparação com os clássicos épicos como O Senhor dos Anéis e os modernos God of War e Shadow of The Colossus.
A construção de Clive é descrita pelo IGN como feita de modo efetivo para construir um protagonista para se preocupar, um personagem emocionalmente complicado com um passado trágico que amplia sua profundidade.
O site Gamestop se refere ao estilo e ambientação que o jogo passa, o jogo ainda passa essa sensação de que Final Fantasy pode ser o que quiser, a escolha fica a cargos dos criadores.
Nesse caso: “O jogo é uma história de traição, morte, conquista, guerra, opressão – e qualquer outra coisa que venha à mente quando se pensa em um ambiente medieval violento – são elementos essenciais para esta nova entrada na icônica franquia de RPG da Square Enix.”
“Embora esses temas tenham estado presentes na série de alguma forma, a abertura de Final Fantasy XVI deixa claro de forma abundante que ele está trabalhando em um contexto muito mais sombrio.”
O site revelou em seu preview que o começo de Final Fantasy XVI é grandioso e frenético em relação a seu combate. Logo no começo, o plano de fundo e a história do protagonista Clive é definida e amplamente aprofundada.
Sobre a ambientação: “Embora os elementos de RPG ainda estejam presentes, este é, em sua maior parte, um jogo de ação estiloso e acelerado.
O jogo exclusivo de PS5 é sem dúvida um RPG de ação com uma narrativa impulsionada por personagens de alto drama, combates satisfatórios e uma narrativa cinematográfica bem realizada.
“O que eu gostaria de ver nesta demonstração eram mais elementos de RPG e personalização. Ainda não estamos completamente convencidos, embora seja compreensível que o início do jogo seja uma experiência linear e focada.”
“É possivel melhorar as habilidades de Clive, criar novos equipamentos e reforçar os itens existentes, mas não há gerenciamento de grupo ou personalização semelhante ao sistema de matéria. Mas existe uma grande chance de que tudo isso ainda esteja presente mais adiante no jogo.”
O site Comicbook mencionou sobre a sensação ao jogar as primeiras 6 horas do jogo. De acordo com o preview:
“Tive a oportunidade de experimentar um pouco de Final Fantasy XVI e saí impressionado em praticamente todos os aspectos. Desde sua história profunda e mitologia até os combates emocionantes e suas grandiosas sequências, Final Fantasy XVI está fazendo tudo o que pode para tornar esta a melhor entrada original que a saga principal viu em décadas.”
“Ate para novatos em Final Fantasy, será possível ficar completamente envolvido por tudo o que é apresentado em Final Fantasy XVI.”
“Final Fantasy XVI é como uma viagem de trem luxuosa, mas em alta velocidade. A Square Enix está combinando elementos de Game of Thrones e filmes de Kaiju em partes iguais. O resultado? O jogo de Final Fantasy mais promissor em quase duas décadas.”
Final Fantasy XVI estará disponível a partir de 22 de junho, exclusivamente para Playstation 5.
Veja também:
- Final Fantasy XVI: Demo do jogo ganha detalhes e tempo estimado
- Final Fantasy XVI: Dublador de Clive achava que seria demitido
- Final Fantasy XVI: mais detalhes sobre a construção do mundo do game são revelados