Gundam Evolution, o “Hero Shooter” da Bandai Namco entra na sua quarta temporada com um novo personagem, um novo mapa, modo de jogo e também com um lançamento oficial no Brasil. O Megascópio teve a oportunidade de pôr as mãos no jogo e conferir não só o jogo como também as adições da nova temporada.
Gundam Evolution é um jogo free-to-play que se encaixa no que seria chamado de Hero Shooter, similar a Paladins e Overwatch. Baseado na maior série animada de Robôs Gigantes que já existiu, o elenco do jogo tem como base os Robôs pilotados na série durante todo o seu longo legado.
O jogo foi lançado oficialmente em Setembro do ano passado, só que de forma limitada, estando disponível apenas em países selecionados.
Robôs Gigantes!
O jogo incorpora alguns elementos que já são familiares de outros jogos da série Gundam como uma movimentação mais focada em pequenas corridas (que são limitadas por um tempo de recarga) e também o quê seria o equivalente a uma corrida em outros jogos FPS.
É muito comum em jogos baseados em personagens e conjunto de habilidades, alguns desses personagens terem acesso a mais opções de movimento através do seu kit, porém essa mecânica de pequenas corridas é algo universal para todos os robôs em Gundam Evolution. Sem contar que também é uma boa sacada na qualidade de vida já que uma das tarefas mais chatas de um Hero Shooter é percorrer todo o trajeto até o ponto de disputa.
Outro detalhe que ajuda Evolution a se diferenciar de outros Hero Shooters é que nenhuma unidade é destruída logo de cara quando sua vida chega à 0, as unidades primeiro entram em um estado de incapacitado, que é um estado que permite que outros jogadores aliados possam te trazer de volta para a batalha com saúde máxima.
E vale muito ressaltar a competência dos desenvolvedores em, mesmo com opções de movimentação que torna as unidades mais “dinâmicas”, todos os personagens ainda carregam uma sensação de peso característica que seria esperado de um robô gigante.
Esses dois recursos universais sozinhos já projetam o jogo em um patamar bem mais diferenciado de outros jogos do mesmo segmento, transformando o que seriam habilidades chave de personagens específicos em jogos concorrentes em um plano comum para todos os jogadores.
Vale mencionar também o que seriam as “ults” de Evolution, conhecidas in-game como G-Manuever. Elas são, sem exceção, habilidades de grande impacto, habilidades que podem mudar totalmente o rumo do conflito se usadas de forma estratégica e como Gundams são máquinas de guerra, todas os G-Manuevers presentes no jogo tem a capacidade de obliterar o time inimigo.
Novidades da Quarta Temporada
Como novidade da quarta temporada de Gundam Evolution, tivemos a oportunidade de testar o novo robô, Gundam Dynames da série animada Mobile Suit Gundam 00 e também um novo mapa e modo de jogo.
Gundam Dynames é um personagem jogável com uma função primária como Sniper, levantando um escudo físico toda vez que usa mira, contudo ele pode alternar sua arma de fogo para combate a curta e média distância. Ele também possui duas habilidades adicionais, a habilidade de reparar unidades aliadas a distancia com sua Recovery Gun e também a habilidade de utilizar misseis que agem como pontos magnéticos, atraindo todas as unidades inimigas próximas para o seu centro. O G-Manuever de Gundam Dynames permite que a unidade entre em modo TRANS-AM e possa carregar seus tiros de rifle, causando dano adicional.
O novo modo de jogo, chamado “Headquartes” um mapa com um clima mais desértico. O modo consiste de uma fase de captura, onde o seu objetivo é tomar o controle do seu ponto central e posteriormente uma fase de defesa da sua base, onde você tem um objetivo de atacar/defender o núcleo de energia adversário.
O mapa disponível para esse modo oferece muitos pontos de obstrução (choke points) e incentiva mais agressividade nos pontos centrais e alguns pontos mais abertos (favorecendo snipers como o Dynames) na retaguarda.
Gundam Evolution estará disponível gratuitamente no Brasil, assim como o novo personagem e mapa da quarta temporada dia 13/04 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC via Steam.