A primeira coleção do ano de Magic: The Gathering promete ser explosiva com Phyrexia: Tudo Será Um. Uma coleção que irá retornar a Nova Phyrexia, que visitamos pela última vez em 2011 e descobrir o que nos espera nessa nova guerra entre os heróis de Dominária e do Multiverso versus Elesh Norn e a legião Phyrexiana.
Phyraxia: Tudo Será Um enquanto gameplay, trará uma revisitação e reinvenção de uma das mecânicas mais famosas (ou infames) que o jogo já teve, como contadores de Veneno e Proliferar, além de apresentar curiosas novas mecânicas como Por Mirrodin! e Corrupção.
Tóxico
Tóxico é uma nova perspectiva sobre a velha mecânica de veneno em Magic. Veneno é uma mecânica que abre uma condição alternativa de vitória: se um jogador acumula 10 contadores de veneno, ele automaticamente perde o jogo.
No passado, o método mais comum de infligir contadores de veneno era com criaturas específicas onde o valor de poder também significava quantos contadores de veneno aquela criatura adicionava em um ataque direto ao jogador.
Agora com a nova mecânica de Tóxico, a fonte de dano com essa mecânica irá sempre causar no jogador um valor fixo de contadores de veneno. Isso permite que grandes criaturas continuem sendo uma ameaça caso sofram algum tipo de redução nos seus valores de poder e resistência, mas também que criaturas pequenas não possam crescer muito em poucos turnos e terminem o jogo cedo demais.
Corrupção
Corrupção é uma mecânica que anda de mãos dadas com o Tóxico. Certas cartas na coleção ganham um novo efeito especial caso o oponente atinja um número estipulado de contadores de veneno.
Contadores de Óleo
Contadores de Óleo causam um efeito parecido com Corrupção. Em Phyrexia: Tudo Será Um, temos cartas cujo efeito é dependente do número de contadores de óleo que aquela carta acumula durante a partida.
Esses contadores funcionam de formas diferentes em cada carta. Uma carta pode adicionar contadores a cada turno para aumentar cada vez mais o efeito que ela terá ou também retirar contadores a cada turno para um efeito atrasado que pode ser devastador.
Proliferar
Proliferar é uma mecânica retornante de Magic: The Gathering que permite ao jogador selecionar qualquer número de cartas em campo com contadores e adicionar um contador a mais.
Por exemplo, Proliferar pode adicionar os tão populares contadores +1/+1, pode aumentar a lealdade de Planeswalkers ou até mesmo os contadores de veneno e óleo que são peças centrais dessa coleção.
Por Mirrodin!
Por Mirrodin! adiciona condições especiais a cartas de equipamento. Toda vez que um equipamento com essa mecânica entra em campo, uma ficha de criatura 2/2 vermelha do tipo Rebelde será criada e o equipamento será automaticamente fixado a essa ficha, permitindo que o jogador possa tomar proveito dos efeitos do equipamento imediatamente.
A coleção Phyrexia: Tudo Será Um será lançada oficialmente no dia 10/02 em lojas físicas, dia 07/02 no MTG Arena e Magic Online. Os eventos de pré lançamento vão ocorrer entre os dias 03/02 e 09/02 nas lojas físicas.