Do dia 29 ao dia 2 de agosto à convite da Square Enix e da Crystal Dynamics nós pudemos testar o beta fechado do próximo grande lançamento da empresa, intitulado Marvel’s Avengers.
Logo ao iniciar a beta o jogador se depara com a demo que estava disponível na BGS 2019 onde o jogador tem uma prévia de combate com todos os Avengers disponíveis, sendo eles: Thor, Viúva Negra, Hulk, Homem de Ferro e Capitão América.
Na história após os trágicos eventos do Dia – A, onde os Avengers após a luta na ponte se separam e acreditam que o Capitão America está morto, eles agora são proibidos por lei de exercerem seu papel como super-heróis. Nos cinco anos seguintes, a megacorporação Avançadas Ideias Mecânicas (AIM) surge para tomar o lugar deles, oferecendo uma tecnologia de ponta que promete salvar a todos com o poder da ciência.
No centro da trama temos a jovem Kamala Khan, que foi transformada pela névoa Terrigen no Dia-A e está sendo caçada pela AIM por coletar informações sobre a empresa. Nessa sua aventura, a jovem tenta reunir novamente os Avengers e finalmente conseguir provar a inocência dos super-heróis.
Avante, Vingadores!
A beta possui 4 missões de Herói que fazem parte da campanha do game. No início da primeira missão (pós incidente da ponte) você entra na pele do Dr. Bruce Banner que está auxiliando a jovem a dominar seus poderes e descobrir o paradeiro de Tony Stark. Ambos então partem em uma missão se infiltrando em uma de suas bases escondidas que agora se encontram desativadas e brevemente tomadas pela AIM para resgatar J.A.R.V.I.S.
Durante a missão o jogador primeiramente controla Hulk e realiza uma bela “limpeza destrutiva” nos mapas, enquanto a jovem Kamala está se infiltrando para obter mais informações. Quando o jogador realiza um avanço com Hulk, chega a vez de controlar a personagem Kamala Khan pela primeira vez, onde você tem que descobrir uma breve sequência de controle e por fim escapar daquele local. A todo momento durante a exploração de mapa, você pode acabar se deparando com diversos objetos que trazem uma referência nostálgica, como peças de equipamentos dos Avengers e HQs colecionáveis.
Retornando para a antiga base dos Avengers, ao acessar o painel de controle na mesa estratégica intitulada Skywatch, ainda seguindo o modo campanha, você recebe uma mensagem de Maria Hill, a agente da SHIELD, que conta que a organização perdeu o seu poder e influência e que eles (Kamala e Hulk) deveriam se infiltrar em outra base em um campo nevado para que conseguissem obter mais informações e poder ajudá-los.
Chegando ao local o jogador se depara com um campo bem vasto e explorável onde você pode optar por seguir de um modo stealth (furtivo) ou no melhor estilo Hulk e esmagar tudo e todos! Ao final dessa missão você recebe uma mensagem de Fury que lhe conta mais sobre a situação crítica da SHIELD e da AIM.
Os jogadores também poderão notar que parte das cutscenes entre a missão da Golden Gate Bridge e o encontro com Kamala foram retirados.
O Matchmaking
Após finalizar as 4 missões de herói do modo campanha intituladas “The Light that Failed”, “To Find Olympia”,”Missing Links”, e “Help Dr. Banner” sendo duas delas incluindo lutas com chefões clássicos da Marvel, você tem acesso a 3 desafios da HARM Room, 4 da Zona da Guerra, e 5 da Drop Zones.
Usando a mesa estratégica, conhecida como Skywatch, você pode repetir as missões da Zona de Guerra com quatro Heróis, sendo eles: Hulk, Khan, Viúva Negra e Homem de Ferro. No modo multiplayer, você podem entrar em uma “Quick Match” onde você será levado para uma missão que está precisando do heróis que você selecionou, já a “Quick Play” o colocará em qualquer equipe como um heróis disponível.
A sala HARM funciona como uma sala de treinamento holográfico onde você pode praticar com cada Herói disponível, já na Drop Zona você realiza missões curtas que tem um único objetivo, derrotar os alvos e sabotas uma instalação da AIM. As Zonas de Guerra são missões mais extensas que variam entre cidades e florestas e podem ser jogadas solo com uma equipe de IA ou com até 4 jogadores online.
Na versão beta as missões não são tão extensas, mas já foi confirmado que no jogo completo elas poderão durar de 10 minutos a 2 horas. Vale ressaltar que a todo o momento o jogador pode alterar o nível da missão entre, fácil, normal, difícil e brutal, mas tome cuidado, se você optar por jogar nesse ultimo modo ou no difícil, apertar desenfreadamente os botões básicos de ataque não o ajudaram muito.
É de extrema importante que durante a missão os jogadores destruam o mapa para coletarem artefatos e vida e também itens. Um ponto positivo é que se o seu parceiro coletar algum baú primeiro, você também poderá coletar em seguida sem precisar refazer a missão.
SMASH!!!
Todos os heróis tem ataques leves, ataques pesados, a distancia e habilidades especiais, e cabe ao jogador aumenta-las com os pontos de habilidade que são conquistados upando os personagens. Um ponto positivo, é que o jogo tinha tudo para se tornar uma grande bagunça no campo de batalha, mas graças a boa definição de ataques e suas pluralidades o jogador consegue se situar no campo de batalha. Uma dica: para facilitar a localização de inimigos e a rota para a missão aperta a seta para cima no controle.
No início do game temos uma pequena prova dos personagens Thor e Capitão America o que pode até assustar os jogadores em um primeiro momento pluralidade de combos, mas ao longo da campanha os golpes se tornam bem orgânico e instintivo.
Como já dito anteriormente, na beta você tem a possibilidade de explorar mais as habilidades de Khan, Hulk, Viúva Negra, e Homem de Ferro. Cada um tem seu estilo de jogo e suas peculiaridades. Vale ressaltar que apesar de todos terem seus ataques de curta, média e longa distancia, alguns se destacam por serem melhores em certas situações de combate.
Hulk pode ser descrito como um personagem altamente destrutível e com um combate brutal corpo a corpo. É muito fácil que o jogador crie uma familiaridade para com ele. Khan é uma personagem bem balanceada, já que também tem ataques de curto e longo alcance que são bem fáceis de se utilizar.
O Homem de ferro certamente é um dos mais complexos no quesito jogabilidade, mas uma vez descoberto e aprendido os combos, se torna uma War Machine. Seus combos massivos são de médio e longo alcance, e isso não exclui a possibilidade de você alterna os seus ataques entre foguetes e lasers.
A Viúva Negra se destaca por ser uma personagem mais rápida, e é uma peça fundamental no matchmaking já que a mesma tem ataques paralisantes e habilidade de tornar temporariamente os parceiros invisíveis.
Outro fator essencial dos combates é o chamado poder do herói, já que com ele você tem o seu medidor de habilidades onde pode entrar em modo fúria, expansão, e ter o medidor de outras habilidades especiais. Vale ressaltar que é muito importante explorar e destruir os mapas, pois neles você acha equipamentos como coletes, braceletes, faixas, artefatos e itens. Eles concedem aos personagens habilidades como resistência, aumento de combos e finalizadores.
Um fator que chamou bastante atenção no game é que para aqueles que não querem ter muito trabalho desmontando peças e aumentando o poder do equipamento, assim como em Final Fantasy VII Remake, o jogador pode pressionar o L2 para equipar o melhor equipamento sugerido.
O jogo aparenta ser um “prato cheio” para os fãs de quadrinhos e principalmente da Marvel. Nessa beta é aparente a melhoria dos gráficos do game, redução de bugs e a dublagem inteiramente em português-BR.
A Beta
A beta do game começará em 7 de agosto exclusivamente para jogadores do PlayStation 4 que encomendaram o jogo e estará disponível até 9 de agosto. Em 14 de agosto, a versão beta será aberta a todos os proprietários de PlayStation 4 e estará disponível até 16 de agosto.
A versão beta para quem já encomendou Vingadores no Xbox One e PC começará em 14 de agosto e estará disponível até 16 de agosto. Finalmente, em 21 de agosto, o programa beta estará aberto a todos no PlayStation 4, Xbox One e PC até 23 de agosto.
Marvel’s Avengers será lançado simultaneamente para PlayStation4, Xbox One, Stadia e PC em 4 de setembro de 2020 totalmente dublado em PT-BR. Além disso o jogo será cross-gen (confira aqui).