Revelada no início da semana, a suposta sala secreta de NieR: Automata finalmente foi explicada hoje (29) por fãs.
Em uma live especial feita na Twitch nesta madrugada, um time de modders revelou que a sala secreta era, de fato, um novo tipo de ferramenta de modificação que eles desenvolveram para o game.
A sala, que foi gradualmente revelada ao longo da semana no reddit do game, teria sido encontrada por engano por um jogador. O mistério agitou a comunidade engajada com o jogo, levando a criação de diversas hipóteses para explicar o acontecimento – dentre as possibilidades, fãs falaram sobre um novo conteúdo ligando o jogo a NieR Replicant, sobre um remaster de Drakengard 3, um novo jogo da franquia e mais.
Devido a clara complexidade do mod, muitos acharam se tratar de algum tipo de campanha elaborada de marketing por parte da Square Enix para promover a versão de Automata para Nintendo Switch – o produtor executivo Yosuke Saito, inclusive, aproveitou a oportunidade para fazer um pequeno jabá do port.
まずは落ち着いて、こちらの予約を是非お願いします。
First of all, please calm down and make a reservation here. https://t.co/KeKRMB5WqH
— 齊藤陽介 Yosuke Saito (@SaitoYosuke_Z) July 26, 2022
Ao longo dos dias, imagens e vídeos da suposta igreja começaram a trazer fortes referências a NieR Replicant, inclusive com elementos vindos do próprio prequel de Automata. Alguns erros no texto em japonês, porém, começaram a levar os fãs a desconfiar mais da veracidade da situação.
A new video has been posted showing that after defeating the weird enemy, the player can interact with a bird bath, an asset which has been ported over from the game Nier Replicant, including the same questions that need to be answered in that game. He answers incorrectly. pic.twitter.com/mhQxO3HELa
— Lance McDonald (@manfightdragon) July 28, 2022
Na maior parte da quinta-feira, os modders trouxeram mais dicas sobre o conteúdo, dessa vez fazendo uso de elementos de Drakengard 3 portados para Automata. Quando um link de uma livestream foi revelado, a comunidade de NieR foi ao delírio com diversas teorias de conspirações – porém, como revelado pelo time de modders, tudo aquilo era, na realidade, uma demonstração de novas ferramentas desenvolvidas para trabalhar no jogo:
“Tudo o que compartilhamos foi completamente dentro do jogo, nenhuma edição foi usada. Estamos adorando todas as discussões e teorias – tem sido uma jornada incrível. Foi inspirador ver a comunidade se unir depois de tantos anos, fez todo o trabalho duro valer a pena. Nos próximos dias estaremos lançando os novos addons e ferramentas de script do Blender. Código totalmente aberto. Temos muito para vocês.”
Por mais que essa comoção não tenha resultado em novo conteúdo, ela serviu para promover a comunidade de NieR, e talvez mostrar para a Square Enix que a franquia tem a sua força. O evento também marca o início de uma nova era para os mods de Automata, abrindo diversas possibilidades para fan games mais interessantes e envolventes, com ferramentas dignas do próprio jogo original.
Você pode conferir mais do trabalho dos modders no canal ze34_zinnias na Twitch.
Veja também:
- NieR: Automata tem adaptação para anime confirmada
- Como Automata e Replicant se conectam
- Drakengard 3 e o retorno às origens da série