A oitava edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) indica que os brasileiros nunca jogaram tanto videogame quanto agora.
De acordo com a pesquisa, 72% dos brasileiros consomem algum tipo de jogo e, destes, 75,8% afirmaram jogar mais durante o período de isolamento social devido a pandemia do COVID-19.
As classes média e baixa do país compõe a maioria do grupo, representando 49,7% do total. Esse número também se reflete na plataforma mais usada para jogar: os smartphones são a preferência de 41,6% dos jogadores brasileiros, representando uma maior democratização dos jogos. Os consoles são a segunda opção e os PC a terceira.
Outro dado importante está no gênero mais representado na pesquisa: 51,5% dos jogadores brasileiros são mulheres; adultos entre 20 e 29 anos representa a faixa etária do público principal dos jogos, representando 41,1% dos entrevistados.
Guilherme Camargo, sócio-CEO do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM, explica a importância da pesquisa neste ano: “No ano passado, fizemos a pesquisa de campo pouco antes do isolamento social, em fevereiro de 2020. Com a leitura atual, temos o real impacto ano versus ano que a pandemia gerou na forma de consumo de jogos digitais e hábitos durante este período.”
O destaque da pesquisa fica por conta da presença dos smartphones:
O smartphone oferece o melhor custo-benefício com diversas funcionalidades e portabilidade, incluindo uma grande quantidade de jogos gratuitos que ganharam grande destaque no ano passado, como Free Fire e Among Us. Fora isso, os gamers casuais possivelmente se identificam mais com as propostas dos jogos mobile, que oferecem partidas rápidas e mais acessíveis do ponto de vista de habilidades motoras, por conta da simplicidade da interface do aparelho.
A PGB nasceu da parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, ouvindo 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal em entrevistas feitas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano.