O mistério finalmente acabou — a Sony anunciou nesta terça-feira (10) o tão aguardado PlayStation 5 Pro, a nova e mais atualizada versão de seu hardware atual.

A nova versão do console segue com algumas configurações de seu sistema antecessor, contudo, recebeu alguns upgrades até que interessantes.

A GPU do novo console está um pouco maior e tem um poder de processamento 67% maior que a versão padrão. Já a memória do novo hardware é 28% mais rápida que o console base. Segundo a Sony, isso permite que a renderização seja 45% mais veloz que o PS5 normal.

Outros detalhes do console também foram revelados no PlayStation Blog, como por exemplo a nova tecnologia própria da Sony de upscaling, intitulada ”PlayStation Spectral Super Resolution” (PSSR). Segundo a Sony, essa tecnologia funciona com o uso de inteligência artificial.

Além dessas novas atualizações, o console também vai contar com ray tracing melhorado, se comparado com a versão antiga do PlayStation 5.

Reprodução/PlayStation

Fora todos esses detalhes do hardware, o visual do console também foi atualizado. As placas laterais contam com três “linhas”, lembrando até mesmo um dos maiores sucessos da Sony, o PlayStation 2.

O console ainda conta com Wi-Fi 7, exibe imagens em até 8K e terá suporte para taxa de atualização variável de tela.

Modo Fidelity

O Fidelity Mode (modo Fidelidade) do PS5 agora exibirá até 60 quadros por segundo, isso claro, dependendo do game. Esse modo foca em exibir uma imagem em maior qualidade, mas, por enquanto, passa apenas 30 fps. Segundo o arquiteto-chefe do PlayStation, Mark Cerny, essa opção é melhor para jogos offline, já que a rapidez dos quadros acaba influenciando mais em partidas competitivas.

Reprodução/PlayStation

Lembrando que o preço sugerido do novo PlayStation é de US$ 699 nos Estados Unidos, o que dá cerca de R$ 3.940 em conversão direta. A pré-venda começa em 26 de setembro e as entregas estão marcadas para o dia 7 de novembro.

Ainda não sabemos o preço e a data de lançamento do console no Brasil.

Confira também: