A última semana não foi favorável para a PlayStation, pois além de anúncios que causaram as quedas em suas ações, 900 funcionários com seus contratos encerrados e diversos de seus estúdios foram impactados. Por mais que o mais impactado seja o PlayStation London, os estúdios Firesprite, Guerrilla Games, Naughty Dog e Insomniac também estão tendo que lidar com diversas decisões desfavoráveis.
Novas informações sobre as reformulações que o setor de games foram anunciadas, começando com o cancelamento de vários projetos. Por mais que vários destes não tenham visto a luz do dia, é sabido que um dos jogos cancelados foi o novo título da franquia Twisted Metal, que estava em desenvolvimento pelo estúdio Firesprite.
Conforme publicado pelo VGC, em um comunicado do chefe da divisão de games, Hermen Hulst, foi revelado que a decisão visa beneficiar os jogadores e entregar o que eles esperam da empresa. Ele também diz que nos últimos anos foram feitos muitos investimentos em tecnologia, sendo necessário neste momento alguns sacrifícios.
“Olhamos nossos estúdios e nosso portfólio, avaliando projetos em vários estágios de desenvolvimento, e decidimos que alguns deles não vão avançar. Quero deixar claro que a decisão de interromper o trabalho não reflete o talento ou a paixão dos membros da equipe.
Nossa filosofia sempre foi permitir a experimentação criativa. Às vezes, grandes ideias não se transformam em grandes jogos. Às vezes, um projeto é iniciado com as melhores intenções antes que mudanças no mercado ou na indústria resultem em mudanças de plano.”
O executivo disse estar “profundamente triste” em anunciar as reformulações e desligamentos, mas acredita que estas decisões foram necessárias para atingir as experiências de jogos desejadas. Este comentário vai em consonância a abordagem multiplataforma abordada pela empresa, assim, testando uma nova abordagem que atingirá consoles, PC e Mobile.