É possível afirmar que o serviço Xbox Game Pass é um dos melhores oferecidos na industria de jogos atualmente. Sem falar na variedade de jogos e a disponibilidade de vários títulos logo em seu lançamento, principalmente jogos da própria Microsoft, o serviço possui diversas modalidades de assinatura, seja por tempo desejado ou plataformas que o usuários deseja acessar. Além disso, a assinatura Ultimate da acesso a ambas as plataformas e Xbox Live Gold.
Pois bem, se não bastasse essa quantidade de benefícios por um preço acessível aos jogadores, foi oficializado que o Project xClound será incorporado a assinatura Ultimate. Em uma matéria assinada pelo próprio Phil Spancer, vice-presidente da parte de jogos da Microsoft, e publicada no site do Xbox foi confirmado os assinantes desta modalidade de serviço terão o acesso aos jogos em nuvem a partir de setembro de 2020. Como exemplo o texto usa o jogo Hale Infinite, deixando claro que os jogadores não estarão mais limitados a seus consoles, assim, podendo acessar jogar de plataformas móveis como celulares e tablets.
“Jogos em nuvem no Xbox Game Pass Ultimate significa que seus jogos não estão mais bloqueados na sala de estar. Você pode se conectar mais do que nunca com amigos e familiares através de jogos.”
As regiões em que o xClound será disponibilizado inicialmente, ou se será em nível global, não foram informadas. Porém, foi confirmado que mais de 100 títulos do Game Pass estarão disponíveis, incluindo futuros títulos lançados pelos 15 estúdios sob o guarda-chuva da Microsoft.
Com este anuncio fica claro que o Xbox Series X terá uma grande retrocompatibilidade, assim, possibilitando que a maioria dos jogos da empresa estejam disponíveis na atual geração. Em relação aos jogos crossgen, Phis Spancer disse que as decisões de trazer os novos lançamentos para o One e Series X estão a cargo das desenvolvedoras.