Com o anúncio dos consoles da próxima geração para o final deste ano, a Pesquisa Game Brasil 2020 traz um recorte interessante sobre o mercado brasileiro, procurando prever como o consumidor se comportará no lançamento do PS5 e Xbox Series X. A pesquisa, realizada há 7 anos tornou-se referência no estudo do jogador brasileiro, analisando comportamento e tendências do mercado.
A PGB entrevistou 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro, e considera como jogadores (ou gamers) aqueles que possuem o hábito de jogar jogos digitais. É um público de 73,4% em todo o Brasil.
PlayStation5 ou Xbox Series X?
No painel de Expectativas para a Nova Geração, a pesquisa aponta que 37,8% dos jogadores brasileiros pretendem comprar um console no lançamento, apesar do preço ainda não ter sido confirmado. E mesmo com 73% do público definindo o preço como fator definitivo se irá ou não comprar um console, o público se mostra otimista: a maioria dos jogadores acredita que o console seja vendido na faixa de 2 mil a 3 mil reais, enquanto alguns creem que o valor chegue até 5 mil reais.
A pesquisa também procurou detalhes sobre o que o jogador acredita que sejam pontos importantes na decisão entre um ou outro: retrocompatibilidade e jogos exclusivos se mostraram fatores importantes na escolha de um console, pontos que a Microsoft tem trabalhado em serviços como o Game Pass e o novo Smart Delivery, enquanto a Sony confirmou que o PS5 será retrocompatível através do Legacy Mode, apesar de não ter entrado nos pormenores de como vai funcionar.
Contudo, 38,1% do público considera que uma boa experiência de Realidade Virtual pode ser um fator decisivo, que é algo que a Sony tem investido nos últimos anos. Mas outro fator importante é a experiência Cross-Plataforma, tanto entre consoles quanto entre Console e PC, que a Microsoft está implementando entre Xbox e Windows 10, enquanto a Sony se mantém resistente e permite o Cross-Plataforma apenas para alguns jogos.
Apesar disso, 54,4% do público acha que o PlayStation 5 será o melhor investimento para a próxima geração. Agora, em relação à preferência, 42,3% escolheria um PS5, enquanto 24,5% escolheria um Xbox Series X. 33,3% não tem interesse em adquirir nenhum dos dois.