Durante conversa com o site IGN, Takashi Iizuka, produtor de Sonic Superstars, confirmou que o novo jogo não fará uso de fases clássicas da franquia como Green Hill ou Chemical Plant.
Iizuka explica que os jogos mais recentes de Sonic utilizaram muito do fator nostalgia para a construção de seus mundos, e não era o que ele e a equipe de Superstars queriam fazer:
“Em Sonic Mania, Green Hill Zone mudou um pouco. E até Sonic Origins, tínhamos Green Hill como parte fundamental de Sonic the Hedgehog. Mas o que queríamos fazer com Sonic Superstars era realmente criar algo novo, como novas ilhas que para explorar… Queríamos levar o Sonic para [as] novíssimas Ilhas da Estrela do Norte e fazê-lo correr por aí neste novo ambiente.”
Apesar da falta dessas fases icônicas das franquia, Superstars ainda é um retorno ao cerne clássico dos primeiros jogos do Sonic, mas do ponto de vista da jogabilidade, como explica Iizuka:
“Uma das coisas que queríamos fazer é ter certeza de que realmente tínhamos as raízes dessa jogabilidade clássica sólida. Você está jogando como Sonic, você pula, entra em uma bola e ataca os inimigos. A primeira coisa que a equipe fez foi replicar tal jogabilidade clássica com muita precisão. Então, quando você está jogando Superstars, você está passando pelo loop de jogo clássico do Sonic. Você está correndo, você está pulando, você está entrando em uma bola, você está derrotando inimigos e continuando em frente.”
Outro ponto que faz referência aos jogos clássicos é a abordagem narrativa, que irá deixar de lado os usos de texto e narração modernos para voltar ao estilo dos jogos do Mega Drive, onde só sabemos a história ao observar como os personagens interagem dentro do próprio jogo.
O game também contará com outros personagens jogáveis além de Sonic, como Tails, Knuckles e Amy Rose, cada um com suas habilidades já conhecidas de voo para Tails, escalar e planar para Knuckles, e o uso de martelo para Amy.
Já um ponto que é uma novidade é a utilização da estética 3D nos gráficos – jogos como Sonic Generations e Sonic Forces tem fases clássicas com elementos 3D misturados aos gráficos, mas essa será a primeira vez que o jogo inteiro está sendo construído em torno desde estilo artístico, abrindo oportunidades novas de gameplay:
“Com o 3D, somos capazes de fazer coisas dentro dessa fórmula de jogabilidade 2D que não poderíamos ter feito antes. Virar, girar ou jogar o personagem ao fundo da tela são coisas que não podíamos fazer antes com o visual clássico de pixel art.”
Sonic Superstars estará disponível para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, Nintendo Switch e PC ainda em 2023. Confira o trailer de anúncio do game abaixo:
Veja também: